A importância do rastreio visual nas crianças

Com a visão não se brinca, por isso é necessário começar a ter cuidado logo desde que os seus filhos nascem. É essencial ter em conta que é através da visão que interagimos com o mundo que nos circunda. O rastreio visual é, por isso, extremamente importante.

O sistema visual de um recém-nascido é muito imaturo, pelo que é necessário estimulá-lo externamente, com luz e cor. Só assim o sistema visual do bebé pode desenvolver-se em harmonia. O primeiro ano de vida é o chamado ano crítico, em que os cuidados com a visão têm de ser extremos.

Rastreio visual é essencial até aos 10 anos de idade

Até aos 10 anos de idade, o rastreio visual é muito importante, pois permite detetar patologias que podem afetar o desenvolvimento do sistema visual das crianças. A prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais.

O rastreio visual permite detetar algumas das patologias mais graves para as crianças, nomeadamente a ambliopia e o estrabismo.

Com causas muito diversas, a ambliopia carateriza-se pela falta de desenvolvimento da visão e surge quando o cérebro deixa de receber as imagens de forma correta, o que leva a eliminá-la, deixando de a ver.

A ambliopia pode acontecer apenas num dos olhos, mas há a tendência para se alargar a ambos. Entre as várias causas da ambliopia contam-se o estrabismo, os defeitos refrativos – miopia, astigmatismo ou hipermetropia – e a privação visual.

Estrabismo é uma das causas da ambliopia

O estrabismo basicamente é a vista desalinhada, ou seja, quando os olhos apontam em direções diversas. Normalmente, um dos olhos está centrado e o outro está desviado. Este desvio pode ser para dentro ou para fora. O problema é que o estrabismo faz chegar duas imagens diferentes ao cérebro.

No entanto, o cérebro passa a aceitar apenas a imagem do olho centrado, o que provoca a ambliopia. É importante que o estrabismo seja corrigido antes dos 6 anos de idade, daí a importância do rastreio visual.

A miopia, astigmatismo e hipermetropia podem também levar o cérebro a rejeitar as imagens da visão, dado irem demasiado desfocadas, o que provoca perda de visão quando não corrigidas atempadamente. Por outro lado, a privação visual – como as cataratas e a ptose papebral – pode provocar uma ambliopia profunda, embora seja a causa menos frequente.

Por tudo isto, o rastreio visual deve ser efetuado desde muito cedo.

Para saber mais ou agendar um rastreio visual, visite-nos ou contacte um assistente no Centro Óptico Moderno em Sesimbra, Santana e Cotovia!

 

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Óculos Progressivos- Porquê escolher o nosso pacote? (Pack Smart)

Óculos Progressivos
Saber Mais
O que fazer com o astigmatismo?

Astigmatismo
Saber Mais
Cuidados a ter quando comprar óculos para crianças

Óculos para crianças
Saber Mais