Cuidados a ter para preservar as suas lentes de contacto

As lentes de contacto são sensíveis e indispensáveis para que veja corretamente o mundo em volta. É importante preservá-las e mantê-las limpas, para que desempenhem as suas funções na perfeição. O Centro Óptico Moderno deixa aqui algumas dicas para manter as suas lentes de contacto nas melhores condições e preservar a saúde dos seus olhos.

Mantenha as lentes de contacto sempre limpas

O seu tipo de lentes de contacto vai determinar os cuidados que deve ter com elas. As lentes macias e descartáveis, de uso prolongado, necessitam porventura de menos cuidados do que as lentes de contacto convencionais. Para evitar complicações nos olhos, deve limpar as suas lentes cuidadosamente e segundo as indicações da embalagem. Se tiver dificuldades, peça a ajuda de um profissional.

Passos para manter as suas lentes de contacto sempre limpas

Antes de manusear as lentes, lave as mãos cuidadosamente. Utilize um sabão leve e não-cosmético. Os sabões com perfume, óleo ou loções deixam uma camada nas mãos, que pode ser transmitida para as lentes e causar irritação nos olhos ou visão nublada. Seque as mãos com uma toalha não fibrosa.

Se usa laca ou outros produtos para o cabelo, coloque-os antes de por as lentes de contacto. É também aconselhável manter as unhas curtas e limadas para evitar danificar as lentes ou arranhar os olhos.

Depois das lentes estarem colocadas nos olhos, tenha cuidado com cremes e maquilhagem e retire as lentes sempre antes de retirar a maquilhagem, para que não fiquem resquícios nas mesmas.

Utilize sempre a solução desinfetante, as gotas nos olhos e os produtos de limpeza enzimáticos aconselhados pela sua óptica. Alguns produtos não são seguros para as lentes e os olhos. Nunca use água da torneira diretamente nas lentes e nunca as ponha na boca. Os micro-organismos existentes na água podem causar infeções ou lesões visuais.

Limpe cada uma das lentes, esfregando suavemente com o dedo indicador de uma mão na palma da outra mão. Esta operação remove a sujidade acumulada na superfície da lente. Limpe as suas lentes de contacto sempre que as utilizar e recorra à solução estéril, deixando secá-las ao ar posteriormente. Substitua o estojo das suas lentes de três em três meses.

Para mais conselhos e informações sobre lentes de contacto, contacte o pessoal do Centro Óptico Moderno em Sesimbra, Santana e Cotovia.


Quem leu este artigo também leu

Em que casos usar lentes de contacto diárias?

Saber Mais
Porque deve de usar lentes Polarizadas Xperio para se proteger do sol!

lentes Polarizadas Xperio
Saber Mais
Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019

Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019
Saber Mais