Cuidados a ter para preservar as suas lentes de contacto

As lentes de contacto são sensíveis e indispensáveis para que veja corretamente o mundo em volta. É importante preservá-las e mantê-las limpas, para que desempenhem as suas funções na perfeição. O Centro Óptico Moderno deixa aqui algumas dicas para manter as suas lentes de contacto nas melhores condições e preservar a saúde dos seus olhos.

Mantenha as lentes de contacto sempre limpas

O seu tipo de lentes de contacto vai determinar os cuidados que deve ter com elas. As lentes macias e descartáveis, de uso prolongado, necessitam porventura de menos cuidados do que as lentes de contacto convencionais. Para evitar complicações nos olhos, deve limpar as suas lentes cuidadosamente e segundo as indicações da embalagem. Se tiver dificuldades, peça a ajuda de um profissional.

Passos para manter as suas lentes de contacto sempre limpas

Antes de manusear as lentes, lave as mãos cuidadosamente. Utilize um sabão leve e não-cosmético. Os sabões com perfume, óleo ou loções deixam uma camada nas mãos, que pode ser transmitida para as lentes e causar irritação nos olhos ou visão nublada. Seque as mãos com uma toalha não fibrosa.

Se usa laca ou outros produtos para o cabelo, coloque-os antes de por as lentes de contacto. É também aconselhável manter as unhas curtas e limadas para evitar danificar as lentes ou arranhar os olhos.

Depois das lentes estarem colocadas nos olhos, tenha cuidado com cremes e maquilhagem e retire as lentes sempre antes de retirar a maquilhagem, para que não fiquem resquícios nas mesmas.

Utilize sempre a solução desinfetante, as gotas nos olhos e os produtos de limpeza enzimáticos aconselhados pela sua óptica. Alguns produtos não são seguros para as lentes e os olhos. Nunca use água da torneira diretamente nas lentes e nunca as ponha na boca. Os micro-organismos existentes na água podem causar infeções ou lesões visuais.

Limpe cada uma das lentes, esfregando suavemente com o dedo indicador de uma mão na palma da outra mão. Esta operação remove a sujidade acumulada na superfície da lente. Limpe as suas lentes de contacto sempre que as utilizar e recorra à solução estéril, deixando secá-las ao ar posteriormente. Substitua o estojo das suas lentes de três em três meses.

Para mais conselhos e informações sobre lentes de contacto, contacte o pessoal do Centro Óptico Moderno em Sesimbra, Santana e Cotovia.


Quem leu este artigo também leu

Cuidados oculares para uma visão saudável

Cuidados Oculares
Saber Mais
Crianças devem fazer rastreio visual infantil antes de irem para a escola

Saber Mais
Óculos Polarizados INVU – Conheça as vantagens destes óculos de sol!

Óculos Polarizados INVU
Saber Mais