Cuidados oculares para uma visão saudável

Cuidados Oculares

A visão é um dos sentidos mais importantes, por isso, é essencial preservá-la saudável durante o máximo de tempo possível. Isso pode ser feito com a ajuda de alguns cuidados oculares, que devem ser periódicos e efetuados com dedicação.

Só com a ajuda de cuidados oculares específicos, é possível manter a saúde visual durante mais tempo e assegurar uma vida com qualidade até à velhice. Mas, quais são os cuidados oculares mais importantes e que não podem ser descurados?

Conheça os cuidados oculares essenciais

Comer bem. Comer bem é essencial para a saúde do organismo. Uma alimentação rica em antioxidantes pode ajudar a preservar a visão e a evitar o aparecimento de lesões oculares, sobretudo aquelas relacionadas com a degeneração ocular. Outros nutrientes, como o Omega 3, podem ter igualmente um papel de relevo na manutenção da lubrificação dos olhos.

Proteger os olhos. Igualmente importante é proteger os olhos com óculos de sol, que impeçam os raios UVA e UVB de danificar a retina. Por isso, não deve começar o verão sem a aquisição de uns óculos de sol de qualidade. Este é um dos cuidados oculares mais importantes.

Exposição aos ecrãs. O uso frequente de equipamentos e dispositivos eletrónicos, como PCs, tablets ou smartphones fazem com que os olhos se cansem mais e sobrecarregam a visão, tornando mais difícil o descanso ocular. Entre os vários problemas que podem afetar a visão, contam-se o ardor, a comichão ou a sensação de areias nos olhos e vermelhidão. Deve fazer pausas frequentes a cada duas horas, no mínimo, e tentar desviar o olhar do ecrã a cada 15 minutos. Se os sintomas persistirem, devem consultar um oftalmologista.

Lentes de contacto. Muitas pessoas recorrem hoje às lentes de contacto, em vez de usarem óculos. O problema é que muitas não conhecem as boas práticas de utilização das lentes de contacto nem os respetivos cuidados oculares. É essencial conhecer todos os cuidados oculares a ter relativamente à utilização de lentes de contacto. Assim pode prevenir e evitar doenças provocadas pela má utilização desse tipo de lentes.

Para saber mais sobre cuidados oculares, consulte-nos.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Quando e onde fazer o rastreio visual infantil?

Rastreio Visual Infantil
Saber Mais
O que é a Medição Tensão Ocular?

Medição Tensão Ocular
Saber Mais
Invu, uma marca adaptada a si!

Invu
Saber Mais