Com a crescente era moderna, a frequência das crianças em ambientes livres, ao ar livre, têm vindo a diminuir. Este fator é crucial para bom desenvolvimento de qualquer criança e tem um impacto bastante importante para o bom desenvolvimento das suas estruturas corporais, internas e externas, assim como para o seu bom desenvolvimento psicológico.
Vários estudos revelam uma forte relação entre as crianças que desenvolvem miopia, com a sua permanência e desenvolvimento em ambientes internos. Crianças que brincam mais no exterior tem uma menor propensão para o desenvolvimento deste problema ocular, do que as restantes.
Com base nos dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde, a miopia é a terceira principal causa de cegueira, e os seus valores têm vindo a aumentar ao longo dos tempos.
Esta condição ocular é caracterizada pela dificuldade em ver ao longe. Este problema visual pode ser causado por diversos fatores, incluindo questões hereditárias e o uso excessivo de tecnologias. Neste sentido, esta patologia aparenta estar diretamente ligada ao esforço visual prolongado, com maior incidência na utilização de aparelhos eletrónicos. Segundo os especialistas, esta patologia tem tendência a desenvolver-se devido à facilidade que o míope tem em visualizar imagens e textos na visão ao perto, deixando de estimular a visão ao longe.
Nem sempre é fácil de perceber os sinais que as crianças nos enviam e nem sempre é perceptível que estão com dificuldades visuais. No entanto existem padrões a ter sempre em conta e alguns comportamentos que podem sugerir que algo se passa com os olhos do seu filho.
É fundamental que a criança seja avaliada regularmente por um médico oftalmologista, que este avalie a sua condição e defina qual a melhor forma de intervir.
Tags: Cuidados Oculares, exame visual pediátrico, Miopia, miopia infantil, olhos, saúde ocular