Efeitos da Luz Azul na Visão

O uso crescente de aparelhos eletrónicos tem resultado num grande número de estudos sobre os efeitos da luz azul na visão. Esta luz está presente em todo o lado, não só na luz emitida pelo sol, como também por fontes de luz artificial.

A luz azul é nociva para a visão?

Quem faz grande uso de dispositivos como o telemóvel, a televisão e o computador, provavelmente já ouviu falar da luz azul. Esta constitui cerca de um terço da luz visível, e é essencial para a regulação do nosso ritmo cardíaco, especialmente o ritmo sono-vigília, aquele que nos diz quando devemos estar despertos e quando devemos dormir.

No entanto, a exposição excessiva é aquela que está a preocupar os profissionais de saúde, especialmente de saúde ocular. Se trabalha ao computador, os principais efeitos da luz azul poderão passar pela fadiga ocular, ou até mesmo provocar o envelhecimento precoce dos olhos.

Dicas para contornar os efeitos nocivos da luz azul:

  1. Diminuir o tempo de exposição a ecrãs, fazendo pausas com frequência.
  2. Posicionar o computador, de modo a olhar para ele ligeiramente de cima.
  3. Ativar o filtro de luz azul dos seus dispositivos, através das definições dos mesmos.
  4. Manter uma distância de seguranças dos ecrãs, consultando online a distância recomendada de acordo com o tamanho do seu televisor.

Mas e então quais são os benefícios da luz azul?

Tal como anteriormente mencionado, a luz azul apresenta benefícios diretamente relacionados ao nosso ritmo cardíaco. Para além de regular o nosso “relógio biológico”, esta ainda é essencial para uma boa noite de sono, podendo aumentar a atividade do cérebro, e ainda melhorar o humor, a memória, o desempenho mental e o estado de alerta.

A luz azul é essencial para o nosso bem-estar, desde que não seja em demasia.

De modo a acompanhar as mudanças de estilos de vida e a necessidade de uma exposição prolongada à luz azul, o Centro Óptico Moderno oferece soluções para o combate à fadiga ocular. Visite-nos ou entre em contacto connosco.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Como usar o líquido para lentes de contacto?

Saber Mais
Causas da miopia nos jovens: tudo o que precisa de saber

Saber Mais
A história da marca dos óculos de sol Timberland

óculos de sol Timberland
Saber Mais