E se o seu filho tiver estrabismo infantil?

Estrabismo Infantil

Em primeiro lugar, fique descansada que o estrabismo infantil não é um drama. Trata-se de uma condição que surge quando os olhos não estão alinhados, sendo que o olho direito é o dominante. No entanto, a acuidade do olho mantém-se normal, já que a sua ligação ao cérebro funciona corretamente.

Por outro lado, o olho desalinhado não foca como devia e a sua conexão ao cérebro não funciona como deve ser. Por vezes, o estrabismo infantil é muito percetível, noutros casos pode só ser percetível quando uma criança está cansada ou olha para um objeto de muito perto.

O estrabismo pode ser tratado se for detetado atempadamente. Quando não é tratado, o cérebro pode simplesmente ignorar as imagens visuais do olho desalinhado. Esta alteração – a que se dá o nome de ambliopia – pode tornar a visão nublada, provocar visão dupla ou prejudicar a perceção de profundidade das crianças. Note que estes problemas podem tornar-se permanentes se não forem tratados e essa é a grande preocupação do estrabismo infantil.

Como surge o estrabismo infantil?

O estrabismo infantil pode surgir no nascimento ou ser desenvolvido na infância. Frequentemente, é causado por um problema ao nível do músculo que movimenta os olhos. A maior parte das crianças com estrabismo infantil é diagnosticada entre o primeiro ano de idade e os 4 anos.

Raramente as crianças desenvolvem estrabismo depois dos 6 anos de idade. Se tal acontecer, é importante que vão de imediato a um oftalmologista para ver o que se passa.

Quais os sintomas do estrabismo infantil?

A maior parte das crianças com estrabismo não se queixa de problemas nos olhos ou nota mudanças na visão. Normalmente, é um membro da família, um professor ou um profissional de saúde que repara que os olhos não são direitos.

Algumas crianças queixam-se de visão dupla ou em dificuldades em ver objetos, no geral. Estes problemas também podem provocar dificuldades na leitura e na aprendizagem. As crianças mais novas, que ainda não falam muito, tendem a inclinar a cabeça para ver de forma mais clara.

Se os seus filhos apresentam qualquer um destes sintomas, fale com o seu médico.

Para saber mais sobre estrabismo infantil, contacte-nos.

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

Quais os tipos de lentes que devo escolher?

Saber Mais
Já conhece as vantagens de usar as lentes Essilor Computador?

lentes Essilor Computador
Saber Mais
Óculos Progressivos- Porquê escolher o nosso pacote? (Pack Smart)

Óculos Progressivos
Saber Mais