Importância de manter os óculos limpos

 

Todos os utilizadores de óculos gostam da sensação de óculos limpos, com um visão mais nítida e limpa. No entanto, para que possa disfrutar desta visão é necessário proceder a uma limpeza eficaz mas segura das suas lentes.  Este cuidado permite-lhe ter não só uma melhor visão, como também lhe permite aumentar a durabilidade dos próprios óculos e lentes. Por sua vez, uma limpeza incorreta, com os produtos desadequados têm o efeito contrário, mesmo que as lentes tenham um bom revestimento duro e anti-riscos.

Cuidados e manutenção dos seus óculos

Diariamente, sujeitos as vários agentes externos, como o pó, a poluição e até mesmo chuvas, sujam os nossos óculos e as nossas lentes, impedindo que tenhamos uma visão perfeita, não permitindo que se desfrute ao máximo da qualidade dos óculos. É nesse sentido que deve saber de que forma deve proceder para fazer a limpeza das lentes, com os materiais e produtos adequados.

Cuidados a ter com os seus óculos e lentes:

É frequente que, como último recurso, se utilize lenços de papel, ou até mesmo as mangas das camisolas ou casacos que utilizamos. No entanto, esta ação muitas vezes danifica ou risca as lentes dos óculos, pois estas podem possuir pequenos detritos ou partículas de pó que, ao passar nas lentes as riscam. Este tipo de riscos não podem ser removidos das lentes.

Ao contrário do que possa pensar, este aspeto não é meramente estético, pois a luz que atravessa a lente dispersa-se através das pequenas ranhuras, provocando  irritação no olho.

  • Limpeza rápida

Utilizar sempre um pano de microfibra ou um toalhete de limpeza para lentes, mas dobrado. Deve começar sempre por esfregar delicadamente a superfície de forma a remover as partículas maiores de pó e sujidade, evitando dessa forma que a lente fique riscada.

  • Limpeza completa

Utilize produtos de limpeza profissionais. Estes querem uma manutenção mais trabalhosa, mas são muito mais eficazes na limpeza e manutenção das suas lentes.

    • Esfregar uma gota de detergente para a loiça com pH neutro entre os dedos, de forma a criar espuma, e aplique suavemente nas lentes;
    • Enxaguar sob água corrente morna e secar bem as lentes num pano seco e de microfibras.
  • Limpeza ultra-sónica

Este é um processo disponível no seu centro óptico e que lhe garantem uma limpeza minuciosa, prática e eficaz de eliminar toda a sujidade acumulada nos seus óculos. Esta limpeza deve ser feita de 6 em 6 meses.

  • Limpeza das armações

Limpar as armações com água morna e corrente, com uma gota de detergente para a loiça, com pH neutro. Devido a questões de higiene, esta limpeza deve ser realizada com alguma frequência.

  • Guardar corretamente os óculos

Estes devem ser guardados num estojo rígido sempre que estes não seja utilizados. Caso não tenha o estojo consigo, deve guardá-los num local seguro e limpo, sempre com as lentes viradas para cima, evitando que estas fiquem danificadas.

 

Uma visão perfeita depende de vários fatores. A manutenção e cuidados diários com as suas lentes é um fator extremamente importante. No entanto é sempre importante ter em conta a própria qualidade das lentes e quais as mais adequadas para o seu estilo de vida e necessidades diárias. Fale com o seu optometrista para saber quais as melhores lentes para si!

 

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

Benefícios de usar Lentes Progressivas VARILUX® COMFORT™3.0

VARILUX® COMFORT™3.0
Saber Mais
O que fazer com o astigmatismo?

Astigmatismo
Saber Mais
Oftalmologia de mãos dadas com a optometria

Saber Mais