Muitas vezes os óculos de sol são deixados de parte ou desvalorizados, mas acredite que são bem mais importantes que pensa, especialmente no verão onde o UV é mais elevado. A utilização de óculos de sol pode prevenir muitas doenças oculares.
Fadiga visual, fotossensibilidade, tonturas, aversão à luz, comichão e lacrimejo são os principais sintomas que pode desenvolver se continuar a expor-se de forma irresponsável aos raios ultravioleta.
A exposição crónica ao sol é muitas vezes a causa de pinguécula ou pterígio. O primeiro caracteriza-se pelas elevações amareladas da conjuntiva e o segundo pela invasão de tecido fibrovascular sobre a córnea.
Os óculos funcionam como um escudo protetor contra as radiações solares. os raios UVA e UVB são muito prejudiciais para os nossos olhos. Estas radiações podem facilitar o desenvolvimento de doenças como a catarata, melanoma da íris, carcinoma baso-celular ou inflamações da córnea.
Para uma proteção eficaz, os óculos de sol devem possuir lentes capazes de bloquear as radiações entre 290 e 400nm.
Os óculos muito escuros devem estar completamente fora dos seus planos, uma vez que dilatam a pupila até 8 a 10 vezes mais que o seu tamanho normal, transformando-os assim num alvo fácil à entrada e atuação das radiações UVA, UVB e UVC.
Para além de lesarem a córnea e a conjuntiva, podem aumentar até 60% a probabilidade de desenvolver cataratas. Se por um lado a radiação infravermelha é facilmente detetável pela sensação de calor que provoca, o mesmo não acontece no caso da radiação solar. Mesmo que a principal fonte de luz azul/violeta seja o sol, não nos devemos esquecer da luz emitida pelas lâmpadas LED e proveniente dos aparelhos digitais. De facto, estamos cada vez mais expostos à luz azul emitida pelos ecrãs. Os óculos com lentes adequadas são imprescindíveis para impedir que os efeitos da luz artificial cheguem à retina.
As doenças causadas pelo uso de óculos inadequados não aparecem no imediato, muito pelo contrário. O sol exerce um efeito cumulativo sobre os olhos e os raios UV podem contribuir para a degenerescência gradual da saúde da retina. Daí a importância das lentes que possuem esse tipo de proteção, principalmente em crianças e indivíduos com pele clara e íris Hipo pigmentada ou com história de degenerescência retiniana, retinopatia diabética ou glaucoma.
As lentes cinzentas ou esverdeadas são as mais indicadas para os dias de sol, pois filtram mais intensamente a luminosidade. Para uso noturno aconselhamos lentes amarelas, pois proporcionam uma maior qualidade de visão.
Para a praia ou atividade desportiva, opte por modelos lateralmente fechados, assim estará a impedir que os seus olhos sejam atingidos por areia ou outro resíduo.
A validade do filtro de raios ultravioleta pode expirar em 2 anos, por isso deve substituir os seus óculos de sol e marcar com frequência consultas com o seu oftalmologista.
Venha conhecer todas as nossas opções de óculos de sol nas nossas lojas.
Tags: Óculos de sol, saúde ocular