Importância dos Óculos de Sol

Muitas vezes os óculos de sol são deixados de parte ou desvalorizados, mas acredite que são bem mais importantes que pensa, especialmente no verão onde o UV é mais elevado. A utilização de óculos de sol pode prevenir muitas doenças oculares.

Óculos de Sol e os Perigos da Radiação Solar

Fadiga visual, fotossensibilidade, tonturas, aversão à luz, comichão e lacrimejo são os principais sintomas que pode desenvolver se continuar a expor-se de forma irresponsável aos raios ultravioleta.

A exposição crónica ao sol é muitas vezes a causa de pinguécula ou pterígio. O primeiro caracteriza-se pelas elevações amareladas da conjuntiva e o segundo pela invasão de tecido fibrovascular sobre a córnea.

Os óculos funcionam como um escudo protetor contra as radiações solares. os raios UVA e UVB são muito prejudiciais para os nossos olhos. Estas radiações podem facilitar o desenvolvimento de doenças como a catarata, melanoma da íris, carcinoma baso-celular ou inflamações da córnea.

Para uma proteção eficaz, os óculos de sol devem possuir lentes capazes de bloquear as radiações entre 290 e 400nm.

Os óculos muito escuros devem estar completamente fora dos seus planos, uma vez que dilatam a pupila até 8 a 10 vezes mais que o seu tamanho normal, transformando-os assim num alvo fácil à entrada e atuação das radiações UVA, UVB e UVC.

Para além de lesarem a córnea e a conjuntiva, podem aumentar até 60% a probabilidade de desenvolver cataratas. Se por um lado a radiação infravermelha é facilmente detetável pela sensação de calor que provoca, o mesmo não acontece no caso da radiação solar. Mesmo que a principal fonte de luz azul/violeta seja o sol, não nos devemos esquecer da luz emitida pelas lâmpadas LED e proveniente dos aparelhos digitais. De facto, estamos cada vez mais expostos à luz azul emitida pelos ecrãs. Os óculos com lentes adequadas são imprescindíveis para impedir que os efeitos da luz artificial cheguem à retina.

As doenças causadas pelo uso de óculos inadequados não aparecem no imediato, muito pelo contrário. O sol exerce um efeito cumulativo sobre os olhos e os raios UV podem contribuir para a degenerescência gradual da saúde da retina. Daí a importância das lentes que possuem esse tipo de proteção, principalmente em crianças e indivíduos com pele clara e íris Hipo pigmentada ou com história de degenerescência retiniana, retinopatia diabética ou glaucoma.

Lentes e Tonalidades dos Óculos de Sol

As lentes cinzentas ou esverdeadas são as mais indicadas para os dias de sol, pois filtram mais intensamente a luminosidade. Para uso noturno aconselhamos lentes amarelas, pois proporcionam uma maior qualidade de visão.

Para a praia ou atividade desportiva, opte por modelos lateralmente fechados, assim estará a impedir que os seus olhos sejam atingidos por areia ou outro resíduo.

A validade do filtro de raios ultravioleta pode expirar em 2 anos, por isso deve substituir os seus óculos de sol e marcar com frequência consultas com o seu oftalmologista.

Venha conhecer todas as nossas opções de óculos de sol nas nossas lojas.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Já conhece as vantagens de usar as lentes Essilor Computador?

lentes Essilor Computador
Saber Mais
Já conhece o pack premium que temos para si?

Saber Mais
A história da marca dos óculos de sol Timberland

óculos de sol Timberland
Saber Mais