Visão Infantil: Quando marcar a primeira consulta para o seu filho?

A saúde visual das crianças é crucial para o seu desenvolvimento e bem-estar. No entanto, muitos pais têm dúvidas sobre quando devem levar os filhos para a primeira consulta oftalmológica. Explore algumas orientações sobre o momento adequado para marcar essa importante consulta e como garantir o melhor cuidado visual para os mais pequenos.

A importância de fazer a primeira consulta visual

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento visual das crianças. Durante esse período, ocorre um rápido crescimento e amadurecimento dos olhos e do sistema visual. Problemas de visão não detetados precocemente podem levar a dificuldades de aprendizagem, atraso no desenvolvimento e até mesmo comprometer a qualidade de vida da criança.

Quando marcar

De acordo com especialistas, a primeira consulta oftalmológica deve ocorrer até aos 3 anos de idade. Nessa fase, é possível identificar problemas visuais como estrabismo, erros refrativos e outras condições que podem afetar a visão da criança no futuro.

No entanto, se houver alguma preocupação específica com a visão do seu filho, como lacrimejamento excessivo, olhos vermelhos ou dificuldade em acompanhar objetos com os olhos, não hesite em marcar uma consulta antes dos 6 meses de idade.

Segundo um artigo da CUF, é importante repetir esta consulta pelos 5 ou 6 anos de idade, antes de entrar para a escola.

Em crianças que tenham um alto risco de desenvolver problemas oculares é necessária a realização de um exame oftalmológico mais precoce, ainda no primeiro ano de vida. São exemplo disso as crianças que têm história familiar ou suspeita clínica de:

  • retinoblastoma
  • cataratas infantis
  • glaucoma congénito
  • prematuridade
  • atraso de desenvolvimento
  • complicações perinatais (infeções, doenças neurológicas ou metabólicas)
  • síndromes genéticos

A realização da consulta de Oftalmologia é independente dos rastreios visuais que a criança possa fazer na consulta de Pediatria, com o médico assistente ou, eventualmente, na escola.

O que esperar

Durante a primeira consulta oftalmológica, o médico realizará uma série de exames para avaliar a saúde dos olhos do seu filho. Isso pode incluir o uso de luzes especiais para observar o reflexo dos olhos, testes de acuidade visual e avaliação da capacidade de foco e acompanhamento de objetos.

Além disso, o oftalmologista irá verificar se há sinais de problemas como estrabismo, miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Caso seja necessário, podem ser prescritos óculos ou outras formas de tratamento para corrigir a visão da criança.

Como escolher um oftalmologista pediátrico

Ao escolher um oftalmologista para o seu filho, é importante optar por um profissional especializado em oftalmologia pediátrica. Esses médicos têm experiência e formação específica para lidar com as necessidades visuais das crianças, tornando a consulta mais confortável e eficaz.

Além disso, verifique se o médico está atualizado com as últimas técnicas e tecnologias em oftalmologia pediátrica e se possui boas recomendações de outros pais ou profissionais de saúde.

A primeira consulta oftalmológica é um passo importante para garantir a saúde visual do seu filho. Ao seguir as orientações dos especialistas e agendar a consulta no momento adequado, estará a proporcionar o melhor cuidado visual para a criança, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar a longo prazo. Não hesite em procurar um oftalmologista pediátrico se tiver alguma preocupação com a visão do seu filho.


Quem leu este artigo também leu

Conhece os óculos cierzo eyewear?

Óculos Cierzo Eyewear
Saber Mais
Quando fazer um rastreio visual infantil?

Saber Mais
Óculos Polarizados INVU – Conheça as vantagens destes óculos de sol!

Óculos Polarizados INVU
Saber Mais