A consulta de oftalmologia é apenas o primeiro passo para os seus filhos verem melhor. A parte mais difícil vem quando anuncia às crianças que vão ter de usar um par de óculos diariamente. Deixamos aqui algumas dicas para os pais começarem a trilhar o caminho para fazer com que os seus filhos comecem a usar óculos para crianças.
O que fazer quando são receitados óculos para crianças?
- Especial atenção às armações. Não devem magoar as orelhas ou o nariz ou fazer demasiado peso no rosto dos petizes. É conveniente ir verificando se os óculos para crianças não estão a irritar a pele dos pequenos.
- Siga a prescrição. Se o seu filho olha por cima das lentes ou se queixa de que não vê bem, a prescrição pode não estar correta. Nesse caso, volte a agendar uma consulta com o seu optometrista e verifique se está tudo correto.
- Comece devagar. Faça com que o seu filho use os óculos por pequenos períodos de tempo no início. Depois, vá aumentando o tempo de utilização até se tornar permanente.
- Crie um horário. Faça com que os óculos para crianças façam parte da rotina dos pequenos. Encoraje os seus filhos a coloca-los de manhã quando se vestem e a tirá-los à noite, apenas quando vão para a cama.
O que fazer em casos extraordinários?
Se o seu filho se recusar a usar óculos, é importante que lhe explique que necessita mesmo de óculos para crianças para ver bem. Não se esqueça de o elogiar quando estiver a usar os óculos, como forma de encorajamento.
Se, por outro lado, o seu filho for praticante de desporto, deve também encorajá-lo, dizendo que pode ser importante para melhorar o seu desempenho desportivo e ajudar a prevenir lesões desportivas. Deixe-o escolher os óculos que preferir. Isso pode ser importante, especialmente se ele for o único da equipa a usar óculos para crianças.
Para saber mais ou comprar óculos para crianças, visite-nos.
Tags: Crianças, Óculos
Quem leu este artigo também leu
Lentes progressivas Varilux: Tecnologia ao serviço da Visão
Saber Mais