Esta é uma pergunta muitas vezes feitas pelos pais aos oftalmologistas ou optometristas, sobretudo quando os filhos praticam desporto. No entanto, mais do que a idade, importa ter em conta a maturidade da criança. A criança tem de saber lidar com as lentes de contacto e os respetivos cuidados de manutenção e higiene. Este é um dos conselhos Opticare que vamos hoje dar aos nossos leitores.
A verdade é que, fisicamente, os olhos das crianças podem tolerar o uso de lentes de contacto desde tenra idade. Um estudo recente com crianças de idades entre os 8 e os 11 anos de idade, mostrou que mais de 90% não tinha quaisquer problemas em aplicar ou remover lentes de contacto descartáveis sem a ajuda dos pais.
Conselho Opticare: se está a considerar adquirir lentes de contacto para os seus filhos, pense primeiro na forma como eles lidam com as responsabilidades. Costumam arrumar o quarto e a casa-de-banho? Nunca falham os trabalhos da escola?
Há crianças precisam de lembretes constantes para manter as coisas limpas e arrumadas. E para lavar os dentes ou as mãos. Talvez não tenham ainda maturidade suficiente para usar e manter lentes de contacto. Por outro lado, se lidam bem como as suas obrigações, então podem ser bons candidatos a um novo par de lentes de contacto Opticare.
As lentes de contacto Opticare são uma boa opção para crianças e jovens com hábitos desportivos. Ao utilizar lentes de contacto durante a prática desportiva, os pais deixam de se preocupar com a quebra de armações durante as atividades e com eventuais lesões oculares derivadas dessas quebras.
Por outro lado, os atletas deixam de se preocupar com o embaciamento das lentes durante as provas, afetando a visão e a performance desportiva. As lentes de contacto desportivas eliminam estes problemas e melhoram, inclusive, a visão periférica durante os jogos, o que permite aos atletas reagirem mais rapidamente.
Tags: Conselhos, Crianças, Lentes de Contacto, Opticare