Vista cansada é a expressão popular para designar a fadiga ocular ou visual. Ou seja, aqueles momentos em que sentimos os olhos cansados. Existem várias causas para este problema, sendo que, muitas vezes, pode ser apenas uma questão de repouso.
No entanto, para muitas pessoas, a vista cansada é a expressão utilizada para designar a presbiopia, a condição que decorre da perda de elasticidade do músculo da córnea, fruto do envelhecimento e que começa por volta dos 40 anos de idade.
Há diversas causas para este problema, muitas delas são doenças, outras são derivadas de algumas situações correntes, como sejam a leitura ou a exposição prolongada a ecrãs de aparelhos digitais, nomeadamente smartphones ou PCs.
Apesar de ser considerada normal, a vista cansada está frequentemente associada a sintomas, como as dores de cabeça, o ardor e a vermelhidão, o que acaba por provocar uma sensação de mal-estar significativa. Se os sintomas perdurarem após determinado período de tempo, é importante que contate um optometrista ou até mesmo um oftalmologista.
Os sintomas mais comuns da vista cansada são os que se seguem, embora possam surgir outros mais gravosos, como tonturas ou até falta de ar. No entanto, não deve preocupar-se sem razão nem sem antes consultar um especialista em saúde ocular.
Além das já referidas acima, as causas deste problema podem ser de duas tipologias principais. Algumas são provocadas por doenças oculares, que podem ser de maior ou menor gravidade. Outras, menos graves, passam pelo esforço excessivo do aparelho ocular, quando lê durante longos períodos ou quando trabalha durante muitas horas seguidas em frente a um ecrã de um PC, de um tablet ou de um smartphone.
Tags: Fadiga Ocular, Vista Cansada