Primavera: cuidados a ter com os olhos

A nova estação está prestes a começar e com ela chegam algumas alergias. Existem alguns cuidados que poderá ter com a visão na primavera para antecipar o desconforto que esta estação traz para quem sofre de alergias sazonais.

As pessoas que mais sofrem com a mudança de estação são aquelas que apresentam quadros alérgicos como asma, rinite ou bronquite. Neste artigo, mostramos-lhe alguns hábitos que deve tomar para prevenir que as alergias nesta estação.

 

Alergias sazonais

O olhos, por norma, são bastante afetados com a primavera. É nesta época que existe uma grande concentração de pólen no ar e, consequentemente, a inalação deste pólen pode trazer riscos à saúde respiratória ou, até mesmo, causar uma conjuntivite sazonal.

Existem alguns sintomas que estão associados às alergias, nomeadamente, comichão frequente nos olhos, ardor, inchaço, olhos lacrimejantes e vermelhidão.

 

Cuidados a ter na primavera

Visto que a primavera está prestes a chegar e as árvores e flores começam a soltar o seu pólen devem ser tomadas um conjunto de medidas de forma a evitar o transtorno durante esta estação, nomeadamente:

  • Limpar a casa com um pano húmido para não haver mais poeiras no ar;
  • Lave com frequência tapetes e cortinas;
  • Evite ambientes muito propícios a pólen, como por exemplo, parques;
  • Na rua, use óculos de sol, além de protegerem dos raios UV fazem de barreira a partículas de poeira e pólen.

 

Além de todos estes hábitos, devem ser adotados outros para manter uma boa saúde ocular. Na primavera, o sol torna-se mais forte e aparece com mais frequência e o uso de óculos de sol com proteção ultravioleta é fundamental para proteger os olhos do sol.

Se sentir que os sintomas persistem fale com um médico oftalmologista e nunca se automedique, a ingestão de medicação indevida por provocar efeitos secundários indesejáveis ou até agravar os sintomas.

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

Especialista britânico esclarece dúvidas frequentes sobre óculos de sol

Saber Mais
Lentes de Contacto coloridas, são seguras para usar todos os dias?

lentes de contacto coloridas
Saber Mais
Quando e onde fazer o rastreio visual infantil?

Rastreio Visual Infantil
Saber Mais