Quais os vários tipos de exames aos olhos e para que servem?

Os exames aos olhos devem ser efetuados periodicamente para detetar eventuais lesões ou problemas que possam afetar a visão. Existem vários tipos de exames aos olhos, sendo que alguns são considerados de rotina e outros só são realmente realizados quando existe a suspeita de alguma lesão mais grave.

Exames aos olhos que permitem detetar lesões e doenças de origens diversas

Um desses exames é a angiografia ocular, exame que implica a injeção de uma substância de contraste, denominada fluoresceína, que tem como objetivo evidenciar os vasos oculares do fundo dos olhos. Os vasos são depois registados em fotografia, numa série de registos que são utilizados para detetar lesões como a retinopatia diabética, tromboses venosas ou arteriais, tumores e outras patologias. É um exame muito utilizado na deteção da diabetes.

A vulgar ecografia é um dos exames aos olhos mais utilizados no quotidiano. Além de possibilitar examinar os olhos e as órbitas, permite detetar alterações, diagnosticar eventuais lesões e acompanhar a sua evolução. As ecografias são muito utilizadas para detetar o descolamento da retina e tumores da órbita, entre outras doenças.

Por seu turno, a biometria, exame baseado em ultrassons, possibilita medir o comprimento axial dos olhos, para calcular quais as lentes intraoculares a inserir nos olhos de pacientes operados às cataratas. Este exame mede as dimensões do interior do globo ocular com uma enorme precisão.

Alguns exames são especialmente indicados para detetar lesões numa fase precoce

Já a topografia é um exame especialmente indicado para detetar o astigmatismo e calcular as potências dióptricas de várias áreas da córnea do olho. É absolutamente essencial para qualquer cirurgia refrativa que se pretenda efetuar.

A retinografia, por seu lado, é uma espécie de fotografia de grande precisão, que é tirada ao fundo ocular com recurso a uma luz branca muito intensa. Este exame implica que o paciente fique temporariamente incapaz em termos visuais, o que o impede de realizar diversas tarefas, como conduzir.

Com um nome mais complicado, a perimetria estática computorizada é um dos mais simples e indolores exames aos olhos realizados atualmente. É utilizado para estudar a sensibilidade de cada ponto da retina e possibilita detetar alterações que podem passar despercebidas aos pacientes.

É um exame especialmente utilizado para detetar alterações ao campo visual decorrentes de glaucomas, doenças da retina ou tumores e problemas vasculares, entre outros, sendo por isso um elemento de diagnóstico extremamente útil.

Para saber mais sobre exames aos olhos, fale com um dos nossos especialistas.

Tags:


Quem leu este artigo também leu

As lentes de contacto Opticare oferecem qualidade a baixo preço

lentes de contacto Opticare
Saber Mais
4 dicas para escolher a armação de óculos masculinos ideal para si

Armação de Óculos Masculinos
Saber Mais
Astigmatismo nas crianças: porque aparece e como se revela?

Saber Mais