Quando fazer um rastreio visual infantil?

O rastreio visual infantil é muito importante para detetar eventuais anomalias na visão das crianças, a tempo de as corrigir com sucesso. Entre as mais problemáticas estão a ambliopia e o estrabismo. Muitos pais não sabem ao certo quando levar, pela primeira vez, as suas crianças ao oftalmologista ou a fazer exames de optometria. Aqui ficam alguns esclarecimentos.

É essencial que as crianças procedam ao rastreio visual infantil ainda antes dos 6 meses de idade. Depois disso, há 2 idades críticas para a saúde visual dos mais novos: os 3 e os 5 anos. Nestas idades, marcos no desenvolvimento visual dos mais novos, é essencial não falhar o rastreio visual infantil.

Rastreio visual infantil deve ser repetido várias vezes antes dos 10 anos

Os primeiros anos de vida são marcados por alterações importantes ao nível da visão. Embora o processo se prolongue pela juventude e adolescência, é relativamente consensual afirmar-se que as principais transformações ocorrem até aos 10 anos de idade. Daí, a importância do rastreio visual infantil nas idades referidas.

Além disso, algumas doenças oculares podem deixar lesões irreparáveis se não forem tratadas a tempo. A partir dos 11 anos de idade, o risco diminui, dado a visão começar-se a comportar como a de um adulto.

Ambliopia é difícil de detetar nas crianças mais novas

O estrabismo e a ambliopia são algumas das anomalias mais problemáticas nas crianças. A ambliopia pode mesmo ser provocada pelo estrabismo. A hipermetropia, o astigmatismo e a miopia podem também provocar a ambliopia, caso não sejam tratados atempadamente. Esta é mais uma razão para a importância da realização do rastreio visual nos períodos referidos.

Importa referir que, na ambliopia, os olhos aparentam estar normais, embora não permitam a visão, sendo, por essa razão, de muito difícil deteção, principalmente nos bebés e nas crianças mais novas.

O rastreio visual infantil é absolutamente essencial para detetar atempadamente problemas visuais nos bebés e nas crianças. Não descure a realização do rastreio visual infantil nas idades «obrigatórias».

Fale connosco e saiba mais sobre o rastreio visual infantil.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

O que procurar num modelo de óculos de sol femininos?

Saber Mais
Conheça as lentes Essilor Eyezen

Conheça as lentes Essilor Eyezen
Saber Mais
Como funciona uma unidade móvel de rastreio?

Unidade Móvel De Rastreio
Saber Mais