Porque é tão importante o optometrista?

Optometrista

O optometrista tem funções e tarefas extremamente importantes, embora não seja um médico especialista. Essa função cabe ao oftalmologista. Este profissional pode tratar algumas doenças e anomalias da visão quando corretamente diagnosticadas.

Entre as doenças que este especialista pode tratar, contam-se o glaucoma, as cataratas, as doenças da retina e ainda alguns efeitos secundários de doenças que, embora não estejam diretamente relacionadas com os olhos, acabam por afetar a visão.

Qual a importância de um optometrista?

Além disso, o optometrista pode ainda realizar exames para determinar o estado da visão dos pacientes e ainda prescrever alguns tipos de tratamentos para problemas com que se depare nesses exames.

Significa isso que este profissional pode prescrever o uso de óculos e lentes de contacto para tratar problemas. Esses problemas podem ser miopia, hipermetropia e ainda astigmatismo. Além destas importantes funções, o optometrista está ainda habilitado a efetuar pequenas intervenções cirúrgicas simples, nomeadamente retirar corpos estranhos dos olhos.

Deve escolher um optometrista ou um oftalmologista?

Ambas as profissões são importantes, sendo que um médico especialista tem, naturalmente, mais responsabilidades do que um optometrista. Se sentir que o problema de que sofre pode ser mais grave, o paciente deve contatar um oftalmologista.

Se, por outro lado, sentir que se trata de algo mais simples e que pode ser corrigido com a ajuda de um par de óculos ou de lentes de contacto, então o mais indicado será consultar primeiro um técnico ótico. Isto porque, quando os problemas são mais gravosos, é o próprio técnico de optometria a reencaminhar o paciente para um oftalmologista.

Um oftalmologista diagnostica, trata, corrige e atua sobre as várias condições dos olhos, sempre que for necessário. Trata-se de um médico especialista que deve ser consultado sempre que haja suspeita de um problema de visão mais sério.

Para saber mais ou marcar uma consulta no optometrista, contacte-nos.

 

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

E se o seu filho tiver estrabismo infantil?

Estrabismo Infantil
Saber Mais
A importância do rastreio visual nas crianças

Saber Mais
Lentes polarizadas: sim ou não?

Lentes Polarizadas
Saber Mais