Yoga – Porquê e como ajuda a ter boa visão?

O yoga tem como objetivo principal o desenvolvimento mental e físico. Esta prática requer trabalhar diversas posturas corporais, fazer exercícios de respiração, meditação e relaxamento.

Esta é uma prática que pode ajudar a melhorar a saúde ocular, como revirar os olhos, determinar vários focos ou relaxar os olhos e a cara.

Quando estamos muito concentrados, como por exemplo, a ler ou muito tempo a olhar para dispositivos eletrónicos, acabamos por desgastar os músculos dos olhos e a tendência é sentir a vista cansada, principalmente ao fim do dia. Uma das melhores formas de exercitar os olhos é através da prática de exercícios de yoga, uma vez que esta prática está relacionada com técnicas de relaxamento, incluindo os olhos. 

O yoga tem como objetivo principal o desenvolvimento mental e físico. Esta prática requer trabalhar diversas posturas corporais, fazer exercícios de respiração, meditação e relaxamento.

Esta é uma prática que pode ajudar a melhorar a saúde ocular, como revirar os olhos, determinar vários focos ou relaxar os olhos e a cara.

Quando estamos muito concentrados, como por exemplo, a ler ou muito tempo a olhar para dispositivos eletrónicos, acabamos por desgastar os músculos dos olhos e a tendência é sentir a vista cansada, principalmente ao fim do dia. Uma das melhores formas de exercitar os olhos é através da prática de exercícios de yoga, uma vez que esta prática está relacionada com técnicas de relaxamento, incluindo os olhos. 

 

Benefícios do Yoga

Atualmente, o quotidiano de grande parte da população é levado muito para as novas tecnologias, ou seja, a passar longos espaços de tempo a olhar fixamente para um computador, telemóvel ou até mesmo a ler. Todas estas atividades exigem um esforço dos olhos, principalmente quando é uma ação diária e em excesso. 

Devido ao esforço do olho, este acaba por não se exercitar como devia e, consequentemente, irá afetar a saúde ocular ao longo da vida.

No avançar da idade é recorrente haver problemas oculares devido à perda de flexibilidade dos músculos dos olhos. Os olhos tendem a tornar os músculos mais rígidos ao longo dos anos, principalmente quando não são realizados exercícios com os olhos.

O Yoga tem como conceito principal relaxar e concentrar. Neste sentido, os benefícios que esta prática agrega para os olhos, compreendem-se em: 

 

  • Alivia a vista cansada devido ao uso excessivo de aparelhos digitais;
  • Exercita a musculatura ocular, estimulando a flexibilidade e evitando que os músculos ficam rígidos;
  • Evita a Síndrome do Olho Seco;
  • Impulsiona a produção de fluído lacrimal, promovendo a limpeza e lubrificação de todo o olho;
  • Exercita a visão periférica e ajuda a melhorá-la;
  • Pode tornar-se benéfica para problemas visuais, como a miopia ou hipermetropia;
  • Ajuda na prevenção das doenças oculares. 

 

Exercícios de yoga para os olhos

Os exercícios de yoga para os olhos são simples de executar e podem ser praticados por qualquer pessoa. Alguns dos exercícios desta prática podem ser desenvolvidos em qualquer espaço, sem necessitar de material ou de um instrutor. Alguns dos exercícios que pode por em prática são:


  • Use as palmas das mãos: junte as suas mãos e esfregue-as uma na outra, até ficar com as palmas das mão aquecidas. Pouse as mãos nos olhos, com as pontas dos dedos na testa, as palmas nas pálpebras e a parte inferior das mãos nas bochechas. Tente que a palma da mão não toque diretamente nos olhos. De olhos sempre fechados, faça respirações profundas e relaxe os músculos da cara. Faça este exercício durante alguns segundos. Quando retirar as mãos, abra os olhos lentamente.


  • Mantenha a cara relaxada: Sente-se com as costas direitas e numa posição confortável e faça respirações profundas calmas . Mantenha os olhos e a cara relaxados. Olhe devagar para cima, sem rodar a cabeça, novamente devagar, rode os olhos de acordo com o sentido dos ponteiros do relógio. 


  • Altere o foco: Relaxe e sente-se confortavelmente. Coloque um dos braços esticados à frente da cara com o pulso solto e o polegar a apontar para cima. Foque o seu polegar e lentamente, mova o polegar em direção ao nariz.


  • Olhe para longe: Foque um objecto que esteja a uma distância consideravelmente afastada e tente manter o foco no mesmo. Ao longo do exercício respire fundo calmamente e altere os focos, concentrando-se noutros objectos distantes. 

 

Os olhos estão ligados a músculos e é fundamental exercitá-los todos os dias para que o desempenho dos mesmos seja o esperado. Fazer exercícios simples pode ajudar a preservar a saúde ocular

 

 

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