Como saber o tamanho ideal dos seus óculos?

Para quem tem dificuldades e problemas oculares, é imprescindível o uso de lentes graduadas e de que possa desfrutar do máximo de conforto na sua utilização. Para tal, é fundamental que o tamanho dos seus óculos, a estrutura da armação e todo o material de que são feitos, sejam adequadas e confortáveis para o seu utilizador.

 

Os óculos ideais:

Na compra dos óculos ideais, é necessário, em primeiro lugar, ter em conta que cada rosto e cada pessoa tem os seus traços únicos, tornando assim os óculos um objeto bastante pessoal e intransmissível. A escolha certa dos óculos depende de vários fatores, incluindo as características e dimensões de cada rosto, as particularidades dos olhos, as necessidades e problemas oculares, assim como o formato mais adequado para o paciente.

Tamanho do óculos:

A escolha dos óculos com o tamanho ideal vai depender da combinação perfeita entre três elementos fundamentais:

  • Comprimento das hastes– permite um encaixe perfeito e adequado a cada rosto, sem que haja desconforto ou dor, durante a sua utilização. É fundamental dar relevância às hastes, uma vez que as que se encaixam nas orelhas proporcionam um conforto adequado, enquanto que as demasiado longas fazem os óculos agirem e curtas fazem com que o óculos fiquem apertados, criando desconforto e dor na sua utilização.
  • Tamanho do aro da armação – Para quem possui graduações elevadas, o tamanho ideal da escolha do aro das armações não deve ultrapassar os 50 mm, permitindo assim evitar um efeito estético desagradável.
  • Tamanho da ponte– esta é a zona que fica entre a armação ao redor de cada lente. O tamanho da ponte é crucial para a otimização da utilização os óculos, uma vez que é através desta que os óculos vão ficar acomodados ao nariz. Deve evitar-se a escolha de óculos com pontes demasiado grandes, uma vez que dificulta o foco e a correção ocular.

 

A perfeita combinação entre estes três elementos é fundamental para que os seus utilizadores possam desfrutar ao máximo dos seus óculos, sem comprometer o seu conforto, nem a sua aparência. Para casos de hipermetropia ou mesmo miopia cuja graduação elevada, este ajuste é muito importante, pois vai influenciar o resultado final, tanto ao nível da espessura das lentes, como no próprio conforto do utilizador.

 

Os óculos são um elemento fundamental para os seus utilizadores, quer ao nível do conforto ocular, quer ao nível do conforto físico no próprio rosto. Além destes aspetos, os óculos podem ser um excelente aliado no estilo e afirmação de personalidade de cada pessoa. Esta escolha, para que ocorra de forma mais simples e de forma mais eficaz, deve ser sempre feita acompanhada por um profissional experiente e qualificado.

 

Tags: , , , , ,


Quem leu este artigo também leu

Em que casos usar lentes de contacto diárias?

Saber Mais
Porque optar por lentes progressivas Varilux?

Lentes Progressivas Varilux
Saber Mais
As lentes progressivas são caras?

Lentes Progressivas
Saber Mais