O que é a conjuntivite?

A conjuntivite é uma infeção na membrana externa do globo ocular (parte branca do olho) e no interior das pálpebras. Esta doença ocular pode ter vários tipos e diferentes sintomas. Normalmente, afeta os dois olhos e pode demorar até duas semanas a desaparecer.

Quando o olho apresenta uma conjuntivite é aconselhável não usar lentes de contacto até os sintomas desaparecem por completo. É muito importante lavar as mãos com alguma frequência e evitar o contacto com os olhos para a situação não se agravar.

 

Como percebo que tenho uma conjuntivite?

Esta doença pode manifestar-se de diferentes maneiras, dependendo do seu tipo. Algumas conjuntivites apenas aparecem de forma sazonal outras, por outra forma podem aparecer a qualquer altura do ano. Alguns dos indícios mais frequentes são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Sensibilidade à luz;
  • Pálpebras inchadas;
  • Ardência ou comichão;
  • Sensação de areia nos olhos.

Como prevenir o seu aparecimento?

A conjuntivite pode ser evitada se tomados os devidos cuidados. Uma boa higiene diária, todos os dias é fundamental para prevenir o seu aparecimento.

  • Lavar as mãos ao longo do dia;
  • Lavar o rosto de manhã e à noite;
  • Não partilhar a toalha de rosto;
  • Evitar esfregar os olhos;
  • Ter cuidado com o tipo de cosméticos, principalmente perto dos olhos.

 

Tipos de conjuntivite

Esta doença tem vários tipos e qualquer um deles provoca desconforto no olho, os mais comuns são:

Conjuntivite alérgica: é a mais comum e costuma afeta os dois olhos. Este tipo de conjuntivite é uma reação alérgica, normalmente, provocada por pólen, pó ou pelos de animal. Esta infeção não é contagiosa e, acontece com mais frequência na primavera e no outono, quando existe maior concentração de pólen no ar.

Conjuntivite infeciosa: esta é transmitida por um vírus, fungo ou bactéria que infeta o olho. Este tipo causa um grande desconforto no olho da pessoa e provoca vermelhidão e dor. Quando existe contacto direto com pessoas que sofram de uma conjuntivite infeciosa, o vírus pode ser contagioso.

Conjuntivite tóxica: esta é causada, na maioria dos casos, por produtos químicos. Pode derivar do contacto com tintas de cabelo, água com cloro, champô ou fumo de cigarros. Esta conjuntivite causa vermelhidão e olhos lacrimejantes e costuma desaparecer de um dia para o outro, apenas com o uso de soro fisiológico.

 

Conheça a nossa loja, Centro Óptico Moderno, e esclareça todas as suas dúvidas sobre doenças oculares. Aqui encontra profissionais dispostos a esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

4 dicas para escolher a armação de óculos masculinos ideal para si

Armação de Óculos Masculinos
Saber Mais
Qual é a importância que dá à sua visão?

visão
Saber Mais
A importância do rastreio visual nas crianças

Saber Mais