5 dicas para escolher os óculos graduados certos

Os óculos são uma importante ferramenta para quem necessita de utilizar lentes graduadas, pois não só prestam o auxílio de que os olhos necessitam para uma correta acuidade visual, como conferem um estilo e elegância únicos. Neste sentido é importante que se escolha o tipo de armações mais adequadas o seu tipo de rosto, às suas necessidades diárias e ao seu próprio estilo pessoal.

 

A escolha dos óculos graduados:

Cada pessoa é um ser único, com características e traços físicos singulares, com gostos e estilos próprios. Desta forma é importante que cada acessório seja ajustado à pessoa e às suas necessidades.

Os óculos são um acessório pessoal e intransmissível, pelo que é crucial que o seu utilizador se sinta confortável com a sua utilização, que seja por questões de conforto, quer por questões estéticas.

 

Dicas para escolher os óculos perfeitos:

  • Compre os óculos com calma

muitas vezes, com a correria das nossas vidas, acabamos por fazer escolhas também apressadas quando procuramos os nossos óculos. Este costuma ser o erro número um para uma escolha fracassada dos mesmos. Este processo requer tempo e paciência. Para chegar ao modelo certo e adequado a si, é importante que escolha diferentes modelos, cores e, por vezes, padrões.

  • Ter em conta a funcionalidade dos óculos

Dependendo das necessidades e da frequência com que irá utilizar os seus óculos, deve optar por uma armação mais ou menos robusta, mais ou menos pesada. Para os utilizadores diários de óculos, é importante que estes tenham o máximo leveza possível, de forma a tornar a sua utilização fácil e menos dolorosa para a zona do nariz e orelhas.

  • Pontos de apoio

Dos primeiros aspetos a considerar na escolha de determinado tipo de armação são os seus pontos de apoio: nariz e parte de trás das orelhas. É crucial para o utilizador que estes pontos não fiquem marcados, que seja confortável e encaixe bem. Por vezes verificamos que esses pontos passam a ser dolorosos, comprometendo a própria utilização dos óculos.

  • Formato do rosto

Para uma melhor seleção deste adereço, deve ter sempre em conta as características e particularidades do seu rosto.

    • Oval – todos os modelos de armações ficam bem com este tipo de rosto;
    • Redondo – armações discretas e finas, angulares ou mais amplas;
    • Quadrado – armações discretas sem aro, armações arredondadas;
    • Triangular ou em forma de coração – armações menos ostensivas,finas e com aro completo;
    • Longitudinal ou retangular – armações ovais ou redondas, curvadas sem aro, armações e proeminentes com aro completo;
    • Trapezoidal – armações com extremidades proeminentes.
  • Qualidade do material

A qualidade do material é um fator de elevada importância, uma vez que este material vai estar grande parte do tempo em contacto com a sua pele. Por vezes, escolher o material mais barato pode significar compromete a sua saúde, com riscos de alergias, ou outro tipo de problemas de saúde. Outro fator é a sua durabilidade. Armações menos resistentes têm tendência a ter um curto período de vida.

 

A escolha dos seus óculos graduados deve ser feita de acordo com os seus gostos, adequado ao seu tipo de rosto e às próprias necessidades dos seus olhos. A seleção dos óculos deve ser sempre feita de acordo com as recomendações do seu médico oftalmologista, assim como com a ajuda de um técnico especializado. Desta forma conseguirá obter o melhor produto para si e para os seus olhos.

 

Tags: , , , ,


Quem leu este artigo também leu

Quais os tipos de lentes que devo escolher?

Saber Mais
A importância do rastreio visual nas crianças

Saber Mais
Oftalmologia, para que serve afinal?

Oftalmologia
Saber Mais