O astigmatismo nas crianças pode provocar dificuldades em ver detalhadamente os objetos, quer ao perto, quer ao longe. Outros dos sintomas do astigmatismo nas crianças são a fadiga, as dores de cabeça e a tensão ocular, provocada pela visão nublada.
O astigmatismo nas crianças pode ser causado por irregularidades na forma das lentes oculares, o que provoca a visão nublada. O astigmatismo ocorre quando a superfície dos olhos – a córnea – tem uma curvatura irregular.
Isso faz com que os raios de luz que entram no olho não se foquem corretamente na retina. O que provoca a visão nublada. O astigmatismo nas crianças também pode ser provocado por uma irregularidade na forma da lente que está localizada por trás da córnea. Alguns estudos indicam que o astigmatismo começa no nascimento, no entanto pode aparecer apenas na infância ou até mais tarde.
Nalguns casos, o astigmatismo pode até aparecer por casa de uma lesão nos olhos ou de uma cirurgia.
Embora possa não desaparecer por si, o astigmatismo moderado nas crianças pode não ter de ser tratado. Um rastreio visual comum pode determinar o grau de severidade do astigmatismo e se é ou não necessário proceder ao seu tratamento.
Tags: Astigmatismo, Crianças