O astigmatismo nas crianças é relativamente frequente e pode ser descrito como um erro refrativo do olho, devido a um defeito na córnea, que faz com que os raios de luz não sejam refratados de igual forma em toda a sua superfície. Isto significa que os raios de luz não são focados corretamente na retina do olho.
O astigmatismo pode ocorrer também de uma combinação entre a miopia e a hipermetropia. O astigmatismo nas crianças e nos adultos provoca a visão nublada e turva dos objetos, assim como a deformação das letras e outros carateres.
Um dos principais fatores é a genética. Pode surgir por altura do nascimento ou aparecer um pouco mais tarde. O astigmatismo pode ocorrer também devido a lesões nos olhos e depois de uma cirurgia ocular.
Além disso, o astigmatismo nas crianças é relativamente frequente em bebés prematuros, dado, muitas vezes, a córnea não ter tempo suficiente para se desenvolver devidamente. Dado ser tão frequente, o astigmatismo nas crianças deve ser vigiado. Para isso, é importante que os mais novos façam exames aos olhos com frequência.
É importante recordar que, se não for tratado, o astigmatismo pode ter um grande impacto no seu desenvolvimento, provocando dificuldades ao nível da leitura, da aprendizagem, da socialização e dos níveis de concentração.
Se houver historial de problemas oculares, nomeadamente astigmatismo, é necessário saber se os mais novos «herdaram» essas anomalias.
Tags: Astigmatismo, Crianças