Astigmatismo nas crianças: porque aparece e como se revela?

O astigmatismo nas crianças é relativamente frequente e pode ser descrito como um erro refrativo do olho, devido a um defeito na córnea, que faz com que os raios de luz não sejam refratados de igual forma em toda a sua superfície. Isto significa que os raios de luz não são focados corretamente na retina do olho.

O astigmatismo pode ocorrer também de uma combinação entre a miopia e a hipermetropia. O astigmatismo nas crianças e nos adultos provoca a visão nublada e turva dos objetos, assim como a deformação das letras e outros carateres.

O que provoca o astigmatismo nas crianças?

Um dos principais fatores é a genética. Pode surgir por altura do nascimento ou aparecer um pouco mais tarde. O astigmatismo pode ocorrer também devido a lesões nos olhos e depois de uma cirurgia ocular.

Além disso, o astigmatismo nas crianças é relativamente frequente em bebés prematuros, dado, muitas vezes, a córnea não ter tempo suficiente para se desenvolver devidamente. Dado ser tão frequente, o astigmatismo nas crianças deve ser vigiado. Para isso, é importante que os mais novos façam exames aos olhos com frequência.

É importante recordar que, se não for tratado, o astigmatismo pode ter um grande impacto no seu desenvolvimento, provocando dificuldades ao nível da leitura, da aprendizagem, da socialização e dos níveis de concentração.

Se houver historial de problemas oculares, nomeadamente astigmatismo, é necessário saber se os mais novos «herdaram» essas anomalias.

Sintomas do astigmatismo nas crianças

  • Dificuldade em focar palavras e linhas
  • Tensão ocular, dores de cabeça e vista cansada
  • Desconforto ou irritação nos olhos
  • Visão nublada ou distorcida
  • Criança cerra os olhos para conseguir ver os objetos
  • Dificuldade em ver objetos ao perto e ao longe sem cerrar os olhos
  • Sensibilidade à luz

Se observar estes sintomas no seu filho, pode estar perante astigmatismo nas crianças. Contacte-nos e marque um exame aos olhos.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Como funciona uma unidade móvel de rastreio?

Unidade Móvel De Rastreio
Saber Mais
Saiba porque deve marcar a sua consulta de contactologia connosco

consulta de contactologia
Saber Mais
Óculos de sol masculinos – Como escolhê-los e melhorar o «look»?

Saber Mais