Para muitos de nós, o mais importante na escolha das armações de óculos é o modo como ficam no nosso rosto. Pode experimentar todas as armações de óculos existentes numa óptica, mas fazer uma triagem de antemão pode permitir poupar muito tempo e trabalho. Basta ter a noção da forma e da tonalidade do seu rosto e depois perceber qual a cor e o formato que melhor ficam na sua face.
Deve considerar três pontos-chave na escolha das suas armações de óculos, de acordo com a forma do seu rosto:
A maioria dos rostos são uma combinação de formas e ângulos, pelo que é possível determinar sete formas básicas: redondo, oval, oblongo, triangular de base inferior, triangular de base superior, diamante e quadrado.
Um bom técnico de óptica pode ajudar a utilizar estes parâmetros para escolher as armações de óculos ideais para o seu rosto.
Um rosto oval é considerado o mais versátil, uma vez que tem as proporções mais equilibradas. Para manter o equilíbrio natural deste formato, o ideal é procurar armações de óculos tão amplas ou mais do que a parte mais larga da face.
Este formato de rosto implica uma testa mais larga e um queixo mais curto. Para minimizar estas dimensões, é preferível optar por armações de óculos mais largas na base, cores e materiais muito suaves e discretos ou mesmo sem aros.
O rosto oblongo é mais longo do que largo e tem um queixo amplo e reto e, por vezes, um nariz comprido e fino. Para tornar este formato mais curto e equilibrado, experimente armações de óculos mais profundas do que largas.
Prefira igualmente tons decorativos e padrões contrastantes, que adicionam largura à face. A opção por pontes mais baixas permite também dar a noção de um nariz mais curto.
Tags: Armações