Faz um uso excessivo de aparelhos eletrónicos?

Faz um uso excessivo de aparelhos eletrónicos? Então leia o artigo e fique a conhecer os 5 sintomas associados ao uso excessivo de aparelhos eletrónicos.

O uso frequente de dispositivos digitais no nosso dia-a-dia, traz-nos alguns sintomas visuais que, ao longo da vida podem tornar-se cruciais para os nossos olhos. Estes podem estar associados a questões genéticas ou ser desenvolvidos ao longo do tempo, sejam eles numa fase mais prematura das nossas vidas, ou mais tarde.

Porque motivo os aparelhos eletrónicos prejudicam a visão?

Hoje em dia, é muito comum passarmos horas em frente a dispositivos eletrónicos, quer seja por trabalho ou por mero lazer. Mas os nossos olhos não foram feitos para estarem em contraente contacto com a aluz artificial vinda dos ecrãs.

A principal razão pela qual devíamos proteger a nossa visão quando estamos em contacto com os ecrãs digitais é a luz azul vinda deles.

Estudo científicos na aérea da saúde visual, mostram uma relação direta entre a exposição à luz artificial e doenças oculares, tais como problemas na mácula ou problemas de cataratas.

A exposição à luz artificial pode fazer com as células do corpo reproduzam mais lipofuscina, que se trata de um pigmento que indica que estas têm uma vida mais curta, o que faz com que se reproduzam menos. Ao reproduzir menos, existe um maior envelhecimento das células do nosso corpo.

Os 5 sintomas visuais causados pelo uso excessivo de dispositivos digitais

A exposição excessiva a fontes de luz azul é prejudicial para a nosso sistema visual e resulta no envelhecimento precoce do olho. Estes são os 5 sintomas visuais, associados ao Síndrome da Visão ao Computador, causados pelo abuso da utilização de dispositivos digitais:

 

  • Dor de cabeça frontal;
  • Olhos secos;
  • Cansaço visual, olhos vermelhos;
  • Visão turva ou desfocada;
  • Dificuldade em focar, perda de atenção.

 

Como diagnosticar o Síndrome de Visão ao Computador?

  • Ter em conta o historial clínico do doente, para determinar se há a presença de outras doenças ou fatores externos que possam estar a contribuir para agravar os problemas de visão ligados ao uso de dispositivos digitais;
  • Verificar a acuidade visual, para perceber até que ponto a visão pode estar afetada;
  • Realizar um exame de refração, para perceber quais são as lentes adequadas;
  • Testar como o olho foca e se move.

 

Visite-nos e marque uma consulta com os nossos especialistas.

 

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Visão de computador? Saiba do que se trata.

Saber Mais
Como nos afeta a ambliopia?

ambliopia
Saber Mais
Porque é importante frequentar consultas de optometria?

Consultas de Optometria
Saber Mais