Como escolher as armações de óculos que lhe ficam melhor?

Para muitos de nós, o mais importante na escolha das armações de óculos é o modo como ficam no nosso rosto. Pode experimentar todas as armações de óculos existentes numa óptica, mas fazer uma triagem de antemão pode permitir poupar muito tempo e trabalho. Basta ter a noção da forma e da tonalidade do seu rosto e depois perceber qual a cor e o formato que melhor ficam na sua face.

O que considerar na escolha das suas armações de óculos?

Deve considerar três pontos-chave na escolha das suas armações de óculos, de acordo com a forma do seu rosto:

  • Os óculos devem realçar as suas melhores caraterísticas
  • A forma das armações deve contrastar com a do seu rosto
  • O tamanho das armações deve estar à mesma escala da dimensão da sua face

A maioria dos rostos são uma combinação de formas e ângulos, pelo que é possível determinar sete formas básicas: redondo, oval, oblongo, triangular de base inferior, triangular de base superior, diamante e quadrado.

Um bom técnico de óptica pode ajudar a utilizar estes parâmetros para escolher as armações de óculos ideais para o seu rosto.

Tipos de rostos mais comuns

Oval

Um rosto oval é considerado o mais versátil, uma vez que tem as proporções mais equilibradas. Para manter o equilíbrio natural deste formato, o ideal é procurar armações de óculos tão amplas ou mais do que a parte mais larga da face.

Triangular de base superior

Este formato de rosto implica uma testa mais larga e um queixo mais curto. Para minimizar estas dimensões, é preferível optar por armações de óculos mais largas na base, cores e materiais muito suaves e discretos ou mesmo sem aros.

Oblongo

O rosto oblongo é mais longo do que largo e tem um queixo amplo e reto e, por vezes, um nariz comprido e fino. Para tornar este formato mais curto e equilibrado, experimente armações de óculos mais profundas do que largas.

Prefira igualmente tons decorativos e padrões contrastantes, que adicionam largura à face. A opção por pontes mais baixas permite também dar a noção de um nariz mais curto.

Para saber mais sobre armações de óculos, contacte um dos nossos assistentes em Sesimbra, Santana e Cotovia.

Tags:


Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as lentes de contacto?

Como funcionam as lentes de contacto?
Saber Mais
Consultas de optometria: O que podem revelar sobre a sua saúde

Saber Mais
Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019

Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019
Saber Mais