Como funciona um exame de optometria?

O exame de optometria tem como objetivo analisar o estado geral da visão de um paciente. Deste exame, caso seja detetada alguma anomalia, decorre normalmente a prescrição de óculos ou lentes de contacto. Caso o erro refrativo seja de maior gravidade, o optometrista encaminha o paciente para um oftalmologista ou outro técnico de saúde mais adequado ao seu problema.

Além de identificar problemas, este tipo de exame permite ainda ao optometrista ter uma visão abrangente do caso, receitar uma solução e controlar os seus resultados. Um dos fatores sempre levado em conta num exame de optometria é a história clínica do paciente.

História clínica dos pacientes é essencial num exame de optometria

Baseado numa entrevista presencial, esta análise permite mapear o historial de saúde ocular de cada paciente, permitindo, dessa forma identificar o motivo principal da consulta. Com base na avaliação da informação recolhida no âmbito do exame de optometria, o técnico vai traçar o seu perfil geral e basear a sua prescrição.

Sempre que ocorrerem sinais de doença, externos ou internos, o paciente deve solicitar um exame de optometria para efetuar um despiste. No decorrer da consulta, o paciente relata ao técnico quais os seus sintomas, que podem ser vários e simultâneos. Veja alguns exemplos de sintomas que podem levar a um exame de optometria.

Se tiver estes sintomas deve agendar um exame rapidamente

  • Dores de cabeça
  • Visão nublada
  • Diminuição do campo visual
  • Perda súbita da visão
  • Dores oculares
  • Ardor
  • Irritação ocular
  • Sensação de corpo estranho

Se algum ou vários destes sintomas forem indicados pelos pacientes durante o exame, é sinal de que algo se passa com a sua saúde ocular. A sintomatologia referida nestes exames de pode referir-se a problemas de visão, nomeadamente a perda de visão, problemas com a aparência dos olhos, incluindo olhos vermelhos ou inchados, ou sensações, como a dor e o desconforto visual.

Se tiver algum destes sintomas, não arrisque e marque um exame de optometria.

Para saber mais sobre optometria, contacte-nos.

Tags:


Quem leu este artigo também leu

Cierzo inspirada no património nacional

Cierzo
Saber Mais
As armações Cierzo no mundo ótico!

As armações Cierzo no mundo ótico!
Saber Mais
Conselhos Opticare: a que idade as crianças podem usar lentes de contacto?

Opticare
Saber Mais