Quando devo levar o meu filho a uma consulta de optometria infantil?

Esta pergunta pode ter várias respostas diferentes, dependendo da ótica que responde. No Centro Óptico Moderno, entendemos que uma criança deve frequentar consultas de optometria infantil regularmente. Estas consultas são importantes sobretudo para detetar problemas que são tratáveis quando diagnosticados cedo.

Para a revista internacional «Parents», dirigida a pais, as crianças devem frequentar consultas de optometria infantil por três vezes, no primeiro ano de vida. Devem depois voltar às consultas aos 3 e aos 5 anos e, posteriormente, de 2 em 2 anos, até à maioridade.

Há grupos de risco nas consultas de optometria infantil?

Sim. As crianças ou jovens com historial familiar de problemas oculares podem precisar de frequentar consultas de optometria mais frequentemente. Deverão fazer exames mais detalhados do que as restantes.

Na maior parte dos casos, as crianças não têm de ir a um oftalmologista. Uma vez que muitos técnicos de optometria o fazem, como é o caso do Centro Óptico Moderno. Dispomos de consultas de optometria infantil para melhorar a saúde das crianças e jovens do nosso país e diagnosticar eventuais problemas oculares atempadamente.

Em que consistem as consultas de optometria infantil?

Durante as consultas de optometria infantil, o optometrista verifica as pupilas da criança e o alinhamento dos olhos. Pode utilizar equipamento especial para procurar eventuais anomalias por trás dos olhos também.

A partir dos 3 anos de idade, as crianças já olham para um cartão com letras ou imagens, que serve para detetar problemas nos olhos bastante comuns, como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, assim como casos de ambliopia ou estrabismo.

A ambliopia, que é difícil de detetar para a família, é tratada com o uso de óculos e a possibilidade de recorrer a uma pala ou a gotas. Por sua vez, uma criança com estrabismo vai mesmo precisar de usar óculos. Em casos mais graves, a nossa consulta de optometria infantil pode reencaminhar a criança para um oftalmologista.

Para saber mais ou frequentar a nossa consulta de optometria infantil, contacte-nos.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Lentes de Contacto coloridas, são seguras para usar todos os dias?

lentes de contacto coloridas
Saber Mais
Óculos Polarizados INVU – Conheça as vantagens destes óculos de sol!

Óculos Polarizados INVU
Saber Mais
Com a chegada do bom tempo tenha as melhores lentes possíveis, Lentes Hoya!

Lentes Hoya
Saber Mais