Sabe o que é o estrabismo? Fique a conhecer este problema visual, as suas causas e também os seus tratamentos.
O estrabismo consiste na existência de um desalinhamento manifesto dos olhos e que pode ser horizontal, vertical, torsional e o complexo. Este problema é mais comum em bebes prematuros e em crianças com patologias do sistema nervoso ou doenças genéticas. Quando o olho vira para dentro denomina-se esotropia ou endrotopia e quando vira para fora extropia. Ao não corrigir este problema está a contribuir para a diminuição d acuidade visual do olho, pois quem tem estrabismo usa menos o olho desviando, tornando-o preguiçoso. O estrabismo é uma das causas para a baixa visão e ambliopia.
Sabia que o estrabismo ocorre em cerca de 4% das crianças e em menos de 1% dos adultos. Em adultos, o estrabismo pode ter tido origem na infância ou provocado por um acidento, traumatismo ou doença.
Até aos 6 anos é esperado que os olhos já estejam sincronizados e alinhados. Caso contrário deve procurar um especialista para se proceder ao diagnóstico e tratamento do estrabismo.
Quando mais precoce do diagnóstico mais está a contribuir para a recuperação da acuidade visual. Se o desalinhamento não for corrigido atempadamente, o olho desalinhado pode não conseguir desenvolver.
E mesmo que aparentemente esteja tudo bem com a visão da sua criança deve consultar um especialista de 6 em 6 meses.
Os sintomas habituais do estrabismo são a visão dupla, cansaço visual e a dor de cabeça. Outro sintoma pode ser o hábito de fechar o olho desviado para ver melhor com o olho saudável. Existem casos de pessoas que sofrem por inclinarem ou rodarem a cabeça.
No Centro Ótico Moderno irá encontrar excelentes profissionais e modelos de óculos.
Tags: Estrabismo, saúde ocular