Oftalmologia de mãos dadas com a optometria

Existem atualmente três tipos de profissionais de saúde ligados à visão: os optometristas, oftalmologistas e técnicos de ótica. Os dois primeiros estão diretamente envolvidos no diagnóstico e tratamento das doenças dos olhos. No entanto, é ao especialista em oftalmologia que cabe o papel de tratar as doenças mais gravosas relacionadas com a visão.

Por sua vez, os técnicos de ótica estão encarregues de preencher prescrições para óculos, que determinam as armações mais adequadas para cada caso concreto. Os técnicos de ótica trabalham normalmente em conjunto com os optometristas ou especialistas em oftalmologia.

Especialistas em oftalmologia e optometria trabalham em conjunto

Um médico especialista em oftalmologia dedica-se aos cuidados de saúde relacionados com a visão. Para ser oftalmologista é necessário um curso superior e ainda um período de especialização.

Por seu turno, um optometrista necessita igualmente de um curso superior e assume-se como um especialista em cuidados de saúde primários da visão, fornecendo cuidados ao nível do sistema visual, incluindo:

  • Refração e prescrição
  • Deteção e diagnóstico
  • Acompanhamento e tratamento de doenças oculares
  • Reabilitação de condições do sistema visual

Em nome dos cuidados de saúde visual integrados

Os especialistas em oftalmologia e optometria costumam trabalhar em conjunto para proporcionar cuidados de saúde visual integrados aos seus pacientes comuns. Tipicamente, disponibilizam serviços refrativos, incluindo óculos e lentes de contato, análise de medidas técnicas pré-cirúrgicas, triagem cirúrgica, cuidados de emergência, cuidados pós-cirúrgicos e outros serviços médicos.

Existem, no entanto, muitos optometristas que optam por trabalhar de forma independente, remetendo para os especialistas em oftalmologia apenas os casos mais graves, nomeadamente relacionados com cirurgias ou com doenças graves da visão.

Por sua vez, alguns especialistas nesta área podem também remeter pacientes para optometristas para cuidados de saúde visual primários, nomeadamente:

  • Refrações
  • Lentes de contato
  • Prescrição de lentes oftálmicas
  • Cuidados pós-cirúrgicos
  • Acessórios oculares

Para mais sobre consultas de oftalmologia ou optometria, contacte-nos.

Tags:


Quem leu este artigo também leu

Cierzo inspirada no património nacional

Cierzo
Saber Mais
A importância de fazer um exame visual com um optometrista certificado

optometrista certificado
Saber Mais
Porque optar por lentes progressivas Varilux?

Lentes Progressivas Varilux
Saber Mais