A medição tensão ocular é um exame oftalmológico que deve ser realizado com certa frequência para prevenir complicações na visão.
A frequência da medição da tensão ocular que um paciente tem de realizar, tem ponderáveis, como, por exemplo, o seu histórico familiar e se já é ou não possuidor de problemas oculares.
No caso do paciente ter uma visão saudável, é aconselhável que a tensão ocular seja medida anualmente, de forma a despistar eventuais problemas oculares.
Se pelo contrário, tiver sido diagnosticado algum tipo de problema ocular, deverá fazer a medição da tensão ocular mensalmente.
Durante o procedimento a pressão intraocular pode diagnosticar casos de glaucoma. O glaucoma é uma doença visual que se desenvolve lentamente, ao longo de vários anos, sem apresentar quaisquer sintomas.
No início o glaucoma, não é percetível, uma vez que a doença geralmente se inicia com pontos cegos impercetíveis no campo externo (periférico) da visão – típico para a forma mais frequente.
O problema é quando o glaucoma é percetível, pois passa a ser notório que a visão está a falhar. Nessa altura, é aconselhável dirigir-se a um oftalmologista, pois esta doença pode levar à cegueira.
Note-se ainda que o glaucoma afete geralmente os dois olhos, contudo pode não afetá-los de igual forma. O olho melhor pode compensar durante algum tempo, se o outro começar a perder partes do campo visual.
A nossa saúde ocular é objeto de medida. O mesmo é designado por tonometria e consiste no controlo da pressão intraocular, de forma a prevenir doenças oculares como o Glaucoma e é fundamental para o tratamento desta doença.
Não espere mais e venha fazer medir a sua tensão ocular no Centro Óptico Moderno, de forma a despistar eventuais problemas oculares que possa ter.
Dirija-se a uma das nossas lojas, e os nossos profissionais especializados irão examinar os seus olhos.
Tags: exame oftalmológico, Glaucoma, Medição Tensão Ocular, Tensão Ocular