O uso de dispositivos digitais pode desenvolver miopia em crianças?

 

Passar muito tempo em frente a aparelhos eletrónicos, computador, telemóvel, televisão ou tablet, pode causar problemas oculares, é verdade?

 

Atualmente, as crianças passam muito tempo em frente a ecrãs digitais, principalmente a jogar videojogos. Este tipo de atividade digital requer alguma concentração e a tendência é este tipo de jogos ocupar muitas horas do dia. Além dos videojogos, o tempo despendido a olhar para o computador ou um telemóvel é cada vez maior. 

A miopia é um problema de visão cada vez mais comum na população portuguesa, mas serão os aparelhos digitais uns dos principais causadores desta anomalia visual?

Os Aparelhos Digitais provocam Miopia?

Os debates sobre a relação entre estes aparelhos e a luz azul e o impacto que podem ter para a saúde visual são cada vez mais. A principal fonte de luz azul é o sol, mas para além desta fonte natural, a iluminação LED e fluorescente também possui luz azul. 

Os ecrãs de computadores, telemóveis ou tablets podem emitir algumas quantidades de luz azul. Este tipo de luz não é filtrada na sua totalidade pelos olhos, o que pode provocar problemas oculares. 

Apesar disso,  a associação que existe entre a miopia e os dispositivos digitais não vem dos ecrãs, mas da distância que está, habitualmente associada à visão ao perto. 

Aumento da Miopia nas Crianças

As crianças que passam muito tempo focadas em atividades que requerem esforço da visão ao perto, têm maior probabilidade de desenvolver anomalias visuais, como é o caso da miopia. As atividades que necessitam de maior foco incluem ler, escrever, ver televisão ou jogar no computador ou telemóvel. 

O aumento, cada vez mais acentuado, do risco de miopia em crianças está ligado ao estilo de vida cada vez mais sedentário e dependente de aparelhos digitais. 

Sempre que alguma criança estiver durante muito tempo a utilizar aparelhos eletrónicos, incentive a fazer intervalos frequentes. Ao fazer intervalos frequentes garante que os olhos descansem das luzes emitidas por esses ecrãs. Recomendamos que nas pausas olhe para objetos distantes, preferencialmente em exteriores. 

Diagnosticar a Miopia nas Crianças

É fundamental incentivar as crianças a passarem mais tempo em atividades ao ar livre, uma vez que é uma mais valia para a visão e para prevenir anomalias oculares.

O diagnóstico da miopia pode ser realizado através de um exame oftalmológico. No dia-a-dia é essencial estar atento a todos os comportamentos das crianças, caso note algum comportamento dúbio é importante consultar um especialista para um acompanhamento do estado de saúde visual.

 

Quer saber mais sobre este tema? Veja o nosso artigo: Diminuir o risco de miopia nas crianças.

 

 


Quem leu este artigo também leu

As lentes de contacto Opticare oferecem qualidade a baixo preço

lentes de contacto Opticare
Saber Mais
Porque preferir lentes zeiss (proteção sol)?

Lentes Zeiss (Proteção Sol)
Saber Mais
Importância de manter os óculos limpos

Saber Mais