A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, assim é essencial estar atento ao comportamento dos mais novos relativamente a possíveis problemas de visão.
Mas, como as crianças pouco se queixam sobre estes sintomas, o mais importante é estar atento aos sinais de má visão.
Já alguma viu uma criança com um dos olhos tapados? Isto acontece pela ambliopia, mais conhecida por “olho preguiçoso”. Esta é uma situação muito comum na idade escolar, apenas tratada na infância.
Neste problema de visão, um ou os dois olhos apresentam uma visão inferior ao normal. Assim, se detetado a tempo, é possível corrigir o erro refrativo do olho, se necessário, ao tapar o olho bom para forçar o “preguiçoso” a trabalhar.
Quando o olho que vê pior tem tendência a entortar, é utilizada a expressão “olho torto”, porém o nome próprio é estrabismo. Este é outro problema comum nas crianças e está relacionado com a ambliopia, pois a visão do olho é bloqueada pelo cérebro pela falta de estímulo, resultando num olho “preguiçoso”.
Estes são os dois problemas de visão mais associados ao mau desempenho escolar. Na hipermetropia, o olho está em permanente esforço para ver com nitidez, onde as crianças sentem mais dificuldade ao perto, por exemplo, na leitura. Já a miopia é a dificuldade em ver ao longe, o que torna frequente o semicerrar dos olhos para aumentar a acuidade visual.
Assim, surgem as queixas de dor de cabeça, os olhos vermelhos e lacrimejantes, a fotofobia e muitos outros. Estas dificuldades também têm consequências no comportamento das crianças: a personalidade introvertida está ligada à miopia, assim como a pouca disposição à leitura está relacionada ao astigmatismo e à hipermetropia.
Mas, ambas são corrigíveis se detetáveis com exames oftalmológicos em tenra idade.
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