Lentes polarizadas: sim ou não?

Lentes Polarizadas

Uma das maiores questões quando alguém vai comprar óculos de sol é saber se deve optar ou não por lentes polarizadas. Isto porque a maioria das pessoas não sabe realmente quais são as diferenças entre lentes polarizadas e lentes correntes. Vamos dar uma ajuda.

A grande mais-valia de um par de óculos de sol é a proteção UV. Estes bloqueiam os raios solares nocivos para os olhos. É importante que saiba que a pupila dilata quando usamos óculos escuros. O que faz com que os olhos, paradoxalmente, fiquem mais sensíveis aos raios UV.

Porque preferir lentes polarizadas?

Ora, se os óculos de sol que adquiriu não têm uma proteção UV eficaz, os raios solares podem causar danos sérios aos seus olhos, que estão ainda mais expostos. De alertar para o fato de duas das principais consequências dos raios UV serem as cataratas e a degeneração macular.

É por isso que muitas óticas dizem, e bem, que mais vale andar na rua sem óculos de sol do que andar com uns que não protegem contra os raios UV. É aqui que entram este tipo de lentes. Apesar de serem um pouco mais dispendiosas, as lentes polarizadas oferecem proteção total, quer contra os raios UVA, quer contra raios UVB.

Vantagens das lentes polarizadas

Além de proteção a 100 por cento, este tipo de lentes protege ainda contra o brilho horizontal. O que faz com que a visão seja bastante mais nítida. Ou seja, as lentes polarizadas bloqueiam a luz intensa refletida na água ou em superfícies claras. A razão é simples, este tipo de lentes são concebidas com polarização vertical, ao contrário da luz refletida pelo sol nas superfícies, que tem polarização horizontal.

As lentes correntes não conseguem contrariar a polarização horizontal, uma vez que não têm em linha de conta o sentido da luz refletida.

Para saber mais ou comprar lentes polarizadas, contacte-nos.

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

O que procurar num modelo de óculos de sol femininos?

Saber Mais
Qual é a importância que dá à sua visão?

visão
Saber Mais
Antes de acabar o verão, marque já a sua consulta de optometria!

Saber Mais