Com o avanço da idade é normal que a visão comece a apresentar alguns problemas. É comum que apareçam problemas de visão depois dos 40 anos. É a partir desta idade que começa a sentir mais dificuldades ao ler, ver ao longe, entre outros problemas.
Quando sente dificuldade ao ver ao perto é provável que tenha presbiopia, também conhecida como vista cansada. É um dos principais problemas que podem surgir com o envelhecimento, normalmente ocorre a partir dos 40 anos e fica consolidada aos 60.
Isto acontece porque, com o avanço da idade, a capacidade de contração do músculo ciliar do olho tende a ser reduzida, além de ocorrer um enrijecimento do cristalino.
Como solução pode adquirir uns óculos ou lupas para contornar a presbiopia.
Esta doença é caracterizada pelo comprometimento do cristalino, tornando a visão opaca e cinzenta. O paciente sente como se estivesse a olhar através de um vidro embaçado.
Esta doença é a principal causa de cegueira do mundo, e atinge cerca de 46,2% da população mundial com mais de 65 anos.
O Glaucoma compromete o nervo ótico, um dos principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são a hereditariedade e a pressão intraocular elevada.
É a segunda maior causa de cegueira do mundo, para reverter é necessário aumentar o diagnóstico e o tratamento precoce.
Esta doença é assintomática no início, grande parte dos pacientes só procura tratamento quando a doença já esta muito avançada.
O primeiro sinal é a perda de visão periférica, e quando agrava parece que o paciente está a ver através de um túnel.
Não há como impedir o surgimento do glaucoma, mas existe tratamento eficaz, através do uso de colírios ou de medicamentos, e até mesmo intervenções cirúrgicas.
Esta doença compromete a mácula do olho, também está relacionada com a idade, com prevalência a partir dos 50 anos.
Alguns sintomas são manchas e pontos escuros na visão, causando distorção das imagens.
O tratamento passa por injeções intravíteras ou por uma intervenção cirúrgica, a decisão de qual o tratamento que deve fazer passa pela decisão do seu oftalmologista.
Em qualquer idade é importante consultar regularmente um especialista, visite-nos para uma consulta.
Tags: doenças oculares, Problemas visuais