Se se deparou com a notícia de que sofre de astigmatismo, não entre em pânico. O astigmatismo é bastante comum e não é grave. Além disso, pode ser tratado com relativa facilidade. A sua principal caraterística é a visão desfocada, quer ao longe, quer ao perto.
O que é facto é que o astigmatismo é um problema bastante comum. Trata-se de um problema originado por uma anomalia na córnea ou na lente, que assume uma forma irregular. Essa irregularidade faz com que a luz entre nos olhos de forma distorcida, desfocando a imagem.
As principais dificuldades provocadas por esta doença ocular passam pela dificuldade em ler um texto ou em ver de forma detalhada, quer ao perto, quer ao longe. Este problema ocular tem como principal consequência a visão desfocada, mas as causas podem ser variadas.
Uma das principais é a hereditariedade. Esta doença ocular passa de pais para filhos e pode ir sendo transmitido de geração em geração. Mas esta não é a sua única causa. Nalguns casos, pode ser provocado por um trauma num olho, por exemplo.
O astigmatismo mais grave pode implicar o uso de lentes de contacto especiais ou até o recurso à cirurgia. No entanto, esses casos são bastante raros. Na grande maioria das vezes, este problema é fácil de corrigir e implica apenas métodos simples.
Sempre que tiver sintomas de dificuldades de visão ou dores de cabeça, deve consultar o seu optometrista ou oftalmologista. Pode ou não ser, mas deve ver o quanto antes do que se trata. Bastam pequenos testes para que o seu optometrista consiga fazer uma despistagem e diagnosticar qual o seu problema.
Entre o uso de óculos ou lentes de contacto, a solução é simples e facilmente aplicável. No entanto, deve fazer sempre um diagnóstico.
Tags: Astigmatismo