10 Doenças Detetadas a partir da Visão

Existem 10 doenças  detetadas a partir da visão, a partir de exames, é possível detetar alterações em outras partes do corpo. Problemas de fígado, diabetes e até mesmo problemas neurológicos podem ser detetados pela avaliação do seu oftalmologista.

Neste artigo ficará a conhecer 10 doenças que podem ser detetados, simplesmente mantendo em dia as suas consultas e exames à vista.

Zika, dengue e chikungunya

Transmitidas por mosquitos, estas doenças podem se manifestar com uma sensação de dor atrás do globo ocular, associada ou não a vermelhidão e sensibilidade nos olhos.

As alterações nos olhos estão entre os primeiros sinais destas três doenças, a partir da perceção e investigação desses sintomas, exames laborais específicos podem ser requisitados.

Cancro

O cancro de hipófise pode manifestar e afetar também os olhos ao crescer, comprimindo o nervo ótico. O paciente começa a ter dificuldades ao ver com nitidez, perdendo gradualmente a acuidade visual. Além disso, o retinoblastoma é um tipo de cancro ocular, mais comum em crianças, que afeta a retina. Esta doença tem carater maligno e pode ser detetada num exame, por isso é importante que leve as suas crianças ao oftalmologista.

Problemas no fígado

Quando os olhos ficam amarelados, é sinal de que a bilirrubina, está a ser produzida em elevada quantidade, podendo ser indício de inflamação no fígado, como quadros de hepatite, cirrose e até mesmo cancro.

Toxoplasmose

A doença pode manifestar por meio da pupila constantemente contraída, que é sinal de uveíte (inflamação da úvea). Mas também existem outros sintomas como fadiga, febre e caroços no pescoço, os sintomas nos olhos são a vermelhidão, dor e aparecimentos de pontos pretos no campo de visão e sensibilidade à luz.

Hipertireoidismo

Esta alteração da tiroide faz com que o metabolismo fique muito acelerado. Esta doença é a que mais se manifesta pelos olhos, os olhos e as pálpebras ficam irritados, com sensibilidade à luz e dor à movimentação ocular.

Diabetes

Com a concentração de glicose na corrente sanguínea pode afetar os vasos sanguíneos da região ocular. A visão fica distorcida, desfocada e com elevada pressão intraocular. O paciente com diabetes pode desenvolver cataratas, retinopatia diabética e até mesmo perda de visão.

DST

As doenças sexualmente transmissíveis também podem afetar os olhos. Sífilis e herpes são exemplos de doenças que podem chegar aos olhos através da corrente sanguínea.

Problemas neurológicos

O nervo ótico é uma extensão do cérebro, por isso se houver algo de errado nele, a visão poderá apresentar sintomas, como a súbita visão turva no caso do AVC. Outros problemas como esclerose múltipla também se pode manifestar pela inflamação do nervo ótico, com manifestações como visão turva, alteração da perceção de cores e, em casos extremos, perda de visão.

Doenças autoimunes

Nos olhos, esta doenças podem manifestar-se com a ocorrência de muitas conjuntivites e inflamações, pontos escuros na visão, sensibilidade à luz e dificuldades ao ver.

Problemas cardiovasculares

A saúde ocular pode denunciar iminência ou risco de enfartes, os anéis ao redor da íris ficam acinzentados ou esbranquiçados, indicam um sinal de enfarte ou acidentes vasculares no futuro.

 

É importante realizar um check-up à sua visão, por isso confie nos nossos especialistas para realizar consultas e exames, no Centro Óptico Moderno  

Tags:


Quem leu este artigo também leu

Cierzo inspirada no património nacional

Cierzo
Saber Mais
Porque é importante frequentar consultas de optometria?

Consultas de Optometria
Saber Mais
A importância dos exames visuais para crianças

Saber Mais