4 Dicas para uma Boa Adaptação às Lentes Progressivas

Se nunca usou lentes progressivas ou lentes para ver ao longe, a adaptação, por vezes, pode não ser imediata. Assim, para o ajudar na adaptação a lentes progressivas, deixamos aqui algumas dicas que lhe podem ser bastante úteis.

O que pode fazer para facilitar a sua adaptação a lentes progressivas?

1. Use os óculos durante uma semana, sem os tirar, a não ser para dormir.

Esta é uma das dicas mais importantes para a adaptação a lentes progressivas, que tornará a adaptação significativamente mais rápida.

2. Ao ler, mantenha a cabeça quieta e baixe apenas os olhos, para melhor adaptação às lentes progressivas.

Esta ação tem o intuito de utilizar a parte da lente destinada a ver ao perto e não desviar os olhos dos óculos. Assim, resista à tentação de deixar cair a cabeça por ser mais confortável.

3. Tenha atenção à distorção provocada na parte baixa dos óculos.

Se tentar ver através desta parte dos óculos, tudo irá parecer nublado e distorcido. Este fenómeno acontece por ser uma área que normalmente não usamos quando olhamos para um objeto em baixo ou ao nosso lado, pois automaticamente viramos a cabeça. Assim, com esta ação, olha através da área central das lentes e notará em volta, ao início, a distorção enquanto move a cabeça de um lado para o outro, porém, após um curto período, essa sensação é ultrapassada.

4. Evite olhar para os pés quando sobre ou desce escadas.

Outra das dificuldades de adaptação mais comuns é ao subir ou descer escadas. Lembre-se que a área de leitura dos seus óculos é feita para focar a cerca de 45 centímetros de distância. Ou seja, ao olhar através desta zona das lentes, o chão parecerá desfocado. O segredo está em não olhar para os pés quando sobe ou desce escadas. Contudo, se precisar de olhar para algum objeto, baixe a cabeça mais do que o comum, de modo a visualizar o objeto com a parte superior das lentes.

É natural que estes ajustamentos e a sua adaptação às novas lentes progressivas fique completa após alguns dias, mas não mais do que duas semanas. Contudo, se aplicar estas pequenas dicas ao longo do dia a dia, a sua ambientação com as lentes será mais rápida e confortável.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Cuidados a ter quando comprar óculos para crianças

Óculos para crianças
Saber Mais
Vantagens das lentes de contacto bifocais

lentes de contacto
Saber Mais
Porque preferir lentes zeiss (proteção sol)?

Lentes Zeiss (Proteção Sol)
Saber Mais