Cansaço Visual: Quais as Causas e Como Aliviar o Desconforto

Atualmente, o uso excessivo de aparelhos eletrónicos provoca, além de dependência, alguns problemas de saúde. A utilização constante de ecrãs de computador, televisões ou smartphones danifica gradualmente a visão. No fim do dia, sente os seus olhos cansados, avermelhados ou mesmo a arder? Esses podem ser sintomas de alerta de cansaço visual, neste artigo damos-lhe algumas dicas para aliviar o desconforto visual que pode sentir na sua vista.

Cansaço Visual

O cansaço visual resulta do esforço excessivo realizado pelos olhos ao longo do dia. Esse esforço pode decorrer de passar muitas horas a ler ou a escrever, a conduzir sem pausas regulares ou por passar largas horas a utilizar ecrãs digitais. Todas estas ações podem provocar cansaço visual, principalmente ao fim do dia, alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Sensibilidade à luz;
  • Dor de olhos e cabeça;
  • Olhos secos ou lacrimejantes;
  • Olhos avermelhados;
  • Visão turva;
  • Comichão nos olhos;
  • Visão tremida.

Cansaço Visual nas Crianças

Os jovens e os adultos não são os únicos a sofrer de cansaço visual. As crianças estão cada vez mais expostas a aparelhos eletrónicos durante o dia e, em consequência, o número de casos de miopia aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Devido ao uso prolongado de aparelhos digitais, as crianças também podem sofrer de fadiga visual e nem sempre demonstram os sintomas. Durante o dia, é fundamental limitar o uso destes aparelhos nas crianças e privilegiar o tempo passado no exterior.

Como aliviar o desconforto provocado pelo Cansaço Visual

  • Fazer intervalos ao longo do dia

Quando passar longas horas a esforçar a visão, seja a utilizar ecrãs, ler, escrever ou conduzir deve fazer pausas com alguma frequência. Fazer alguns intervalos pode melhorar a produtividade nas tarefas que desenvolve.

Descanse os seus olhos, nas pausas levante-se e faça alguns exercícios. A regra do 20-20-20 é ideal para relaxar os olhos, ou seja, a cada 20 minutos, foque um objeto a cerca de 20 metros durante 20 segundos, se o objeto estiver no exterior melhor será para a sua visão.

  • Consultar um oftalmologista regularmente

Fazer consultas regulares num oftalmologista é fundamental para manter uma visão saudável. Sempre que sentir alguma mudança na sua visão, aconselhamos marcar uma consulta o mais rápido possível. Só assim previne que o problema se arraste e resulte num problema ocular mais grave.

Caso necessite de utilizar lentes graduadas, tenha em conta os seus hábitos do dia-a-dia para lhe ser recomendado a lente mais adequada para o seu estilo de vida.

  • Faça exercícios com a visão

Pestaneje com frequência. Quando está a esforçar muito a sua visão, faça um esforço para pestanejar com mais frequência. Ao pestanejar está a lubrificar o olho e a prevenir que os olhos fiquem irritados e secos.

  • Evite o contacto com ecrãs ao deitar-se

Os aparelhos digitais emitem uma radiação de luz azul prejudicial para a visão. Quando os olhos são expostos a esta luz, o corpo liberta menos melatonina (hormona responsável pelo sono), ou seja, ao utilizar ecrãs antes de dormir pode ter maior dificuldades em adormecer e ter um sono mais leve.

Ter noites bem dormidas é fundamental para aliviar o desconforto do cansaço visual. Evite o uso de aparelhos cerca de 1 a 2 horas antes de se deitar.

  • Mantenha um estilo de vida saudável

Um estilo de vida saudável é muito importante para manter uma boa saúde visual. Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde dos olhos, durante as refeições privilegie vegetais e legumes verdes. Além disso, deve manter sempre uma boa hidratação ao longo do dia.

  • Caso tenha filhos, limite o tempo de exposição a ecrãs

As crianças não devem utilizar aparelhos eletrónicos muitas horas seguidas. É fundamental impor regras e limites nas crianças em relação aos ecrãs digitais, para que a saúde visual se mantenha saudável.

Influenciar as crianças a passar mais tempo no exterior é importante para o desenvolvimento da visão. As crianças que passam mais tempo ao ar livre têm menos probabilidades de desenvolver miopia.

Informe-se mais sobre este assunto e leia o nosso artigo: O uso de dispositivos digitais pode desenvolver miopia em crianças?

Outros motivos que provocam Cansaço Visual

  • Ler e escrever sem fazer pausas frequentes;
  • Trabalhar ou ler em locais com luz inadequada (muito forte ou muito escura);
  • Privação de sono;
  • Stress excessivo;
  • Lentes com uma graduação desadequada.

Costuma sentir alguns dos sintomas mencionados acima? Caso tenha algum desconforto com a sua visão, aconselhamos marcar uma consulta de oftalmologia. Nas óticas do Centro Óptico Moderno dispomos de profissionais que o irão ajudar a tomar as melhores decisões para a sua saúde. Venha visitar-nos, esperamos por si.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Ana Hickmann, marca de luxo acessível a todos!

Ana Hickmann
Saber Mais
A importância da qualidade dos óculos para as nossas crianças

Saber Mais
As lentes de contacto Opticare oferecem qualidade a baixo preço

lentes de contacto Opticare
Saber Mais