Muita gente fala em óculos de leitura, mas a maioria provavelmente não sabe realmente do que se trata. Os óculos de leitura são óculos destinados a utilizadores com mais de 40 anos e que começam a manifestar alguma dificuldade em conseguir ler a «olho nu», por assim dizer.
Esta dificuldade é também conhecida por presbiopia. A presbiopia é uma condição que afeta homens e mulheres após os 40. Carateriza-se por uma perda de elasticidade de um músculo do olho, o cristalino. Esse músculo situa-se por baixo da íris e ajuda a ajustar a luz aos nossos olhos, como se de uma lente de uma câmara se tratasse.
O cristalino começa a perder elasticidade aos 40 anos e vai piorando até aos 60 e muitos, o que impede os nossos olhos de focaram como antes.
É para fazer face à presbiopia que os óculos de leitura foram concebidos. A leitura é feita a cerca de 45 centímetros dos olhos, medida da posição média de um livro quando lemos. Se sentir necessidade de esticar ainda mais o braço para conseguir focar as letras e ler, isso é um sintoma claro de presbiopia.
É sinal de que deve visitar uma ótica e pedir informações. Felizmente a tecnologia ótica evoluiu e hoje existem diversas soluções para fazer face à presbiopia com todo o conforto e comodidade.
O mais frequente nos óculos de leitura é utilizar lentes progressivas. Estas permitem ver ao longe, ao perto e ainda a uma distância intermédia, sem mudanças bruscas provocadas pelas linhas de corte nas lentes.
É preferível usar lentes progressivas nos seus óculos de leitura, mas pode também, por uma questão de preço, preferir lentes bifocais. O importante é que se sinta confortável com os seus óculos de leitura e que consiga fazer face à presbiopia. Mas, o melhor mesmo é aconselhar-se junto da sua ótica para saber qual a melhor solução para o seu caso concreto.