Especialista britânico esclarece dúvidas frequentes sobre óculos de sol

O portal News Medical, website de informação especializada ligada à medicina, entrevistou Omar Hassan, optometrista do serviço nacional de saúde britânico (NHS) e consultor em diversas óticas de nível mundial. O especialista respondeu a muitas das perguntas mais comuns que todos temos em relação aos óculos de sol. Deixamos aqui as mais relevantes.

Todos os óculos de sol bloqueiam os raios UV nocivos?

Todos os que ostentam o símbolo CE, e sobretudo os marcados com o rótulo UV 400. No entanto, as pessoas devem ter cuidado quando compram óculos de sol e optar por fornecedores devidamente credenciados. Importa recordar que os óculos de sol comprados na rua não bloqueiam os raios UV.

Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

Os raios UV são as ondas de luz emanadas pelo sol que estão fora do espectro visível comum. Essa luz é dividida em 3 níveis: A, B e C. A maior parte dos raios de nível C é filtrada pela camada de ozono, por isso não chega a atingir a superfície da terra, ao contrário dos raios UVA e UVB, os raios mais longos e mais curtos, respetivamente.

Em termos simplistas, os raios UVA são os que bronzeiam a pele e os UVB são os que provocam queimaduras solares. Ambos podem penetrar nos olhos, o que pode provocar alguns problemas e danos. Na maioria dos casos, usar óculos de sol proporciona a proteção adequada para ambos os tipos de raios de sol.

Quais os danos que usar óculos de sol sem proteção UV pode provocar?

Os óculos graduados simples dispõem, em todo o caso, de algum nível de proteção UV, mas não para a totalidade dos raios de luz. Se forem apenas escurecidos, a proteção que conferem não será total, embora seja superior à dos óculos graduados simples. Tendo em conta que os olhos têm de ser protegidos contra todos os tipos de raios UV, deve usar óculos de sol que proporcionem proteção total e não apenas parcial.

Os danos que ocorrem nos olhos envolvem uma combinação de fatores. A absorção excessiva de raios UV acelera o crescimento das cataratas e pode provocar outros problemas de visão. A exposição direta à luz do sol pode ainda provocar irritação e sensação de queimadura. Por tudo isto, é absolutamente essencial usar um par de óculos de sol no verão.

Para saber mais sobre os perigos do sol ou comprar óculos de sol, contacte-nos.

Tags: , ,


Quem leu este artigo também leu

A importância do rastreio visual nas crianças

Saber Mais
Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019

Conheça a nova colecção de óculos de sol Invu 2019
Saber Mais
Cierzo inspirada no património nacional

Cierzo
Saber Mais