O avanço da tecnologia está a acontecer de forma muito rápida e todos os anos novos aparelhos digitais mais evoluídos e inovadores aparecem no mercado. Estes avanços tecnológicos são favoráveis para o nosso dia-a-dia devido à praticidade que fornecem, contudo, outros problemas são desencadeados, como é o caso da fadiga digital.
Atualmente, muitas marcas de lentes oftalmológicas já fornecem uma solução para este uso excessivo dos aparelhos digital. O uso de um filtro de luz azul nós óculos de dia-a-dia é uma mais valia para a visão no geral. Este tipo de lentes tem a capacidade de proteger os olhos da luz transmitida pelos aparelhos eletrónicos.
As luzes artificiais presentes nos ecrãs (televisão, computadores, smartphones, tablets) são prejudiciais para os olhos, principalmente quando fazemos um uso excessivo desse tipo de aparelhos.
Quando é feita uma exposição prolongada à luz azul, os olhos ficam mais cansados, dando sinais como: vermelhidão, irritação ou dificuldade em focar. Além destes aspetos, os danos provocados pela luz azul podem ser mais severos ao longos dos anos, nomeadamente provocando danos nas células da retina, provocando problemas como a degeneração macular (envelhecimento precoce dos olhos).
O uso excessivo de aparelhos eletrónicos está diretamente ligado a problemas de visão. Quando feito um uso prolongado de ecrãs digitais a probabilidade de desencadear sintomas de fadiga digital é muito elevada.
Os sintomas mais comuns que podem indicar fadiga digital são:
Existem alguns comportamentos a incluir no dia-a-dia que ajudam a diminuir a fadiga ocular. Algumas das medidas a ter em conta durante o dia são:
Tags: aparelhos eletrónicos, Fadiga Ocular, saúde visual, Vista Cansada