As lentes progressivas Varilux S, da Essilor, são, hoje, das lentes oftálmicas mais avançadas existentes no mercado. Uma das suas maiores vantagens é a eliminação da sensação de desequilíbrio muitas vezes experienciada em lentes progressivas. Independentemente da situação e da distância, o utilizador consegue ver a diferença de forma imediata.
As lentes progressivas correntes podem, por vezes e em determinadas situações, causar uma sensação de enjoo, em que tudo à volta parece mover-se. As lentes progressivas Varilux da série S utilizam a tecnologia Nanoptix, que elimina essa sensação, para que o utilizador tenha toda a confiança no desempenho das suas tarefas diárias.
Estas lentes recorrem também à tecnologia SynchronEyes, que ajuda os olhos a funcionarem melhor em conjunto, proporcionando uma visão mais clara da esquerda para a direita e de cima para baixo.
A série S conta ainda com lentes que usam tecnologia 4D, a única que recorre a uma medição personalizada para o olho dominante. Essa tecnologia permite proporcionar aos utilizadores uma visão totalmente livre e uma maior eficiência. Com a determinação do olho dominante, as lentes progressivas Varilux S 4D são hoje consideradas das lentes mais sofisticadas do mundo, adaptando o design de cada lente a cada olho e a cada utilizador.
Essas medições sofisticadas permitem incorporar os dados oculares eyecode e a informação sobre o olho dominante, o que possibilita, na elaboração da lente, reduzir o tempo de reação visual.
As lentes progressivas Varilux permitem também ver, de forma clara, independentemente da distância entre o utilizador e o foco de visão, o que é uma importante mais-valia com o avançar da idade.
As lentes progressivas Varilux são especialmente indicadas para ver claramente de qualquer distância. Estas lentes permitem que haja uma transição contínua entre distâncias, evitando o «ressalto» de imagens entre o topo e o fundo da lente.
Além disso, as lentes progressivas Varilux possibilitam ver claramente ao longo de todo o campo de visão, ao contrário das linhas de distracção de uma lente bifocal.
A partir dos 40, os olhos começam, gradualmente, a perder a capacidade de focar objectos ao perto. Pode ter de segurar o telemóvel ou outros objectos com o braço esticado para ver correctamente ou ter dificuldades em ler com pouca luz.
Endireitar os olhos pode provocar dores de cabeça ou fadiga, fazendo com que não retenha os detalhes dos objectos em volta. Esta condição é denominada presbiopia e é natural com o avanço da idade.
Tags: Progressivas, Varilux, Varilux S 4D