Oftalmologia, para que serve afinal?

Oftalmologia

Num momento ou outro da nossa vida, já ouvimos falar sobre Oftalmologia, mas o mais provável é que ache que isto é o mesmo que ir ao Oculista. Qualquer pessoa que precise de usar óculos fará sentido, ter que ir ao Oculista ou a uma Loja de Óptica. Mesmo que seja uma criança é sempre aconselhável que esta use óculos de sol mas se for um adulto e se precisar de usar óculos, é necessário que visite uma Loja de Óptica.

 

Definição de Oftalmologia

Para que compreenda melhor para que serve a Oftalmologia, o melhor será começar pela definição desta palavra. Oftalmologia, tem origem do termo grego ophthalmós = olho + logos = estudo. Basicamente, é o estudo dos olhos.

Por sua vez, o médico que exerce esta função é um Oftamologista, ou seja, é um médico que terminou o curso de medicina e especializou-se na patologia e no tratamento dos olhos e seus anexos.

Um médico especializado em Oftalmologia ou seja um oftalmologista pode realizar cirurgias, prescrever tratamentos, medicamentos e correcções para os distúrbios da visão.

Pode ainda exercer em diversas especialidades dentro da área da Oftalmologia, como por exemplo, Cirurgia Refractiva, Oculoplástica (Cirurgia Plástica Ocular), Orbitárias, Oftalmo-Pediatria, Cataratas, Glaucoma, ​entre outras.

 

Principal diferença entre Oftalmologista x Oculista

Muitas pessoas acham que um oftalmologista e um oculista são exactamente a mesma coisa, mas a verdade é que uma coisa nada tem a ver com a outra. Para que não haja nenhum tipo de dúvidas, vamos esclarecer as duas profissões.

Um oculista é um técnico de óptica e de laboratório de produtos oftalmológicos, capaz de interpretar uma receita prescrita pelo oftalmologista, produzir, adaptar, montar, consertar e cuidar da manutenção de lentes e óculos, além de orientar o cliente na escolha do melhor tipo de lente e armação, de acordo com cada caso.

Enquanto que um oftalmologista é um médico especializado que dá uma consulta aprofundada e percebe o problema que o cliente poderá ter.

Tags: , , , , , , , ,


Quem leu este artigo também leu

A importância da qualidade dos óculos para as nossas crianças

Saber Mais
Os produtos de cosmética podem desenvolver problemas oculares?

Saber Mais
Conhece as lentes crizal Kids UV para crianças da Essilor?

lentes crizal
Saber Mais