Todos os produtos de cosmética usados diariamente pelas mulheres e alguns homens, nomeadamente cremes, produtos capitares e de maquilhagem, podem prejudicar a nossa saúde visual e afetar a nossa visão.
O que pode prejudicar a visão é o mau uso destes produtos de cosmética ou a pouca qualidade dos mesmos. É fundamental que haja uma atenção aos ingredientes, é normal que não conheça muitos nomes. Contudo, aconselhamos que se mantenha atento aos cosméticos que usa, nomeadamente se contêm formol.
A substância formol, presente em muitos produtos de cosmética, pode irritar os olhos. Esta é uma das consequências mais comuns desta substância e esta pode também provocar problemas oculares. A exposição excessiva deste químico nos produtos pode aumentar consideravelmente o risco de formação de cataratas nos olhos.
Além desta substância, o mau uso de produtos de maquilhagem pode igualmente provocar lesões visuais. A maquilhagem é muitas vezes causadora de inflamações nos olhos e nas pálpebras, alergias, vermelhidão, olho seco ou, até mesmo, conjuntivite.
Aconselhamos que, no caso de acontecer algum dos casos descritos acima recorra a um especialista para que a sua vista não fique prejudicada.
Os produtos de cosmética dispõem de validade, no entanto nem todas as pessoas sabem como a identificar. Alguns produtos alteram a sua fórmula, nomeadamente o seu cheiro, cor ou textura. Estas alterações são mais fáceis de detetar em produtos de maquilhagem.
Todos os produtos de cosmética dispõem na sua embalagem uma validade. Na maioria dos casos, a validade começa a partir do momento em que o produto é aberto, ou seja, na embalagem irá encontrar a validade descrita por meses. Na embalagem encontre uma imagem com uma embalagem pequena e dentro da mesma irá estar a sua validade (por exemplo, 12M, 24M, que corresponde a 12 meses ou 24 meses ou outra validade).
Para conservar os produtos de cosmética aconselhamos que não partilhe com amigos e/ou familiares. Recomendamos que coloque os produtos em locais limpos, secos e fora de exposição solar.
Tags: produtos de cosmética e a visão, saúde ocular, Visão