Antes de optar por usar lentes de contacto, deve agendar uma consulta de contactologia, para saber se pode, efetivamente, optar por esta solução. Quando for fazer o exame, leve consigo os exames à visão que já fez até à data. É essencial ter um diagnóstico completo sobre a saúde dos seus olhos antes de optar pelas lentes de contacto.
O exame de contactologia vai medir a precisão da graduação dos seus óculos, para dispor dos dados mais atualizados, com vista a melhor ajustar as lentes de contacto a cada caso concreto.
Durante o seu exame de contactologia, a sua precisão visual vai ser testada através de uma tabela visual, recorrendo a diversos testes para determinar o grau de saúde dos seus olhos e se as lentes de contacto são o ideal para corrigir os erros refrativos existentes.
No final destes testes, o especialista em contactologia vai fornecer informação adicional para que possa estar em completa sintonia com as suas lentes de contacto.
Pode ser questionado sobre o seu estilo de vida e preferências pessoais no que se refere a lentes de contacto. Entre essas questões, podem surgir perguntas como a cor das lentes que pretende utilizar ou se prefere lentes de contacto descartáveis ou de uso prolongado.
O seu especialista em contactologia pode ainda colocar a opção de escolher entre lentes de contacto rígidas ou macias. Além disso, o seu médico pode ainda perguntar se pretende corrigir problemas de visão relacionados com a idade. De recordar que, depois dos 40 anos, é frequente surgir a condição de presbiopia, que diminui a capacidade de ler letras pequenas e focar objetos ao perto.
Para corrigir a presbiopia, o seu especialista em contactologia pode sugerir a escolha entre lentes de contacto bifocais ou multifocais. Outra opção são as lentes de contacto monofocais, em que um dos olhos é corrigido para visão ao longe, enquanto o outro é corrigido para visão ao perto.
Tags: Consulta contactologia