Como tratar o astigmatismo nas crianças?

Astigmatismo nas crianças

O astigmatismo nas crianças pode provocar dificuldades em ver detalhadamente os objetos, quer ao perto, quer ao longe. Outros dos sintomas do astigmatismo nas crianças são a fadiga, as dores de cabeça e a tensão ocular, provocada pela visão nublada.

Mas, afinal o que causa o astigmatismo nas crianças?

O astigmatismo nas crianças pode ser causado por irregularidades na forma das lentes oculares, o que provoca a visão nublada. O astigmatismo ocorre quando a superfície dos olhos – a córnea – tem uma curvatura irregular.

Isso faz com que os raios de luz que entram no olho não se foquem corretamente na retina. O que provoca a visão nublada. O astigmatismo nas crianças também pode ser provocado por uma irregularidade na forma da lente que está localizada por trás da córnea. Alguns estudos indicam que o astigmatismo começa no nascimento, no entanto pode aparecer apenas na infância ou até mais tarde.

Nalguns casos, o astigmatismo pode até aparecer por casa de uma lesão nos olhos ou de uma cirurgia.

Como tratar o astigmatismo nas crianças?

Embora possa não desaparecer por si, o astigmatismo moderado nas crianças pode não ter de ser tratado. Um rastreio visual comum pode determinar o grau de severidade do astigmatismo e se é ou não necessário proceder ao seu tratamento.

  • Óculos corretivos: os óculos corretivos podem ajudar a melhorar o astigmatismo nas crianças. O uso de lentes corretivas num par de óculos para crianças pode ajudar a compensar o astigmatismo, levando as imagens à retina da forma correta.
  • Lentes de contacto: os especialistas alertam que as lentes de contacto só devem ser utilizadas para corrigir o astigmatismo em crianças com mais de 12 anos. As lentes de contacto corretivas também podem ser usadas para corrigir o astigmatismo nos mais pequenos. As lentes macias, feitas de hidrogel, permitem ao oxigénio entrar nas lentes e penetrar no olho.

Para saber mais sobre astigmatismo nas crianças, contacte-nos.

Tags: ,


Quem leu este artigo também leu

Regresso às aulas: cuidados com a visão

Saber Mais
Qual é a importância que dá à sua visão?

visão
Saber Mais
Cuidados oculares para uma visão saudável

Cuidados Oculares
Saber Mais