Quais os tipos de lentes existentes e para que servem?

Vai ter de usar óculos? Não sabe que tipos de lentes preferir? Nós damos uma ajuda. Com o avanço da tecnologia, os tipos de lentes diversificaram-se e foram evoluindo. Se antes, as lentes eram feitas exclusivamente de vidro, hoje isso já não acontece. Atualmente, os vários tipos de lentes são feitos maioritariamente de plásticos diversos, criados com a ajuda das novas tecnologias.

Estes novos tipos de lentes são mais leves, não quebram tão facilmente como as lentes de vidro e podem ser tratados com um filtro para proteger os olhos dos raios ultravioleta. Os tipos de lentes modernos são mais leves, mais finos e mais resistentes aos riscos do que as lentes de vidro ou as lentes de plástico da geração anterior.

Tipos de lentes de nova geração

Lentes de policarbonato

Estas lentes são resistentes ao impacto e são uma excelente escolha para quem pratica desporto ou atividades ao ar livre. São também um tipo de lentes excelente para crianças, que facilmente podem deixar cair os seus óculos e parti-los. Estas lentes também dispõem de proteção contra os raios ultravioleta.

Lentes de Trivex

Estas lentes são feitas de um novo plástico, com caraterísticas similares às das lentes de policarbonato. São bastante leves, finas e resistentes ao impacto e podem resultar numa melhor correção da visão para algumas pessoas.

Lentes esféricas

Estes tipos de lentes têm uma forma esférica e são feitos de diferentes graus de curvatura na sua superfície, o que permite à lente ser mais fina e plana do que as restantes.

Lentes fotocromáticas

Feitas de vidro ou de plástico, estes tipos de lentes escurecem quando expostos à luz do sol. Isto elimina a necessidade de utilização de óculos de sol. Estas lentes podem, no entanto, não escurecer em ambientes fechados – como o carro ou dentro de casa.

Óculos de sol polarizados

A luz refletida da água ou de uma superfície plana pode causar encadeamento. As lentes polarizadas reduzem o brilho refletido de muitas superfícies, nomeadamente da água, sendo muito úteis para a prática de desporto e para conduzir.

O tipo de problema na visão que tiver vai determinar a forma das suas lentes. Uma lente côncava é utilizada para corrigir a miopia, enquanto uma lente convexa é utilizada para corrigir hipermetropia. Para corrigir o astigmatismo, é utilizada uma lente cilíndrica.

Para saber mais sobre tipos de lentes, contacte-nos ou visite-nos em Sesimbra, Santana ou Cotovia.

Tags: , , ,


Quem leu este artigo também leu

Óculos Nano – Óculos para as Crianças

Óculos Nano
Saber Mais
5 benefícios de usar óculos de sol que não conhecia

Saber Mais
Lentes Essilor Criança – Porque as nossas crianças merecem o melhor!

Lentes Essilor Criança
Saber Mais