Este é um tema que tem gerado alguma controvérsia, até pela eterna questão da escolha entre o vidro e o plástico. O ideal é fazer uma boa pesquisa antes de comprar os seus óculos. Deixamos aqui algumas pistas para ajudar a escolher os tipos de lentes mais indicados para si.
Independentemente do material que escolha, há algumas caraterísticas que as suas lentes devem ter.
Ambos os tipos de lentes possuem estas caraterísticas, pelo que a escolha deve ser determinada por fatores como o gosto pessoal e a acuidade visual.
Lentes de vidro – foram os tipos de lentes mais utilizados durante décadas, até surgirem as lentes de plástico. No entanto, ainda são preferidas por muitos clientes e especialistas, sobretudo devido à sua extraordinária resistência anti-risco.
Além disso, estes tipos de lentes são mais baratos do que as lentes de plástico. As lentes de vidro são recomendadas sobretudo para óculos bifocais ou trifocais. Quando a luz embate nas lentes de vidro, é quebrada e dispersa pelos seus componentes, o que cria um espectro de cor similar a um prisma.
Este efeito, também conhecido como dispersão, depende da condição do material utilizado, sendo que, quanto maior for a qualidade, menor será a dispersão.
Há quem defenda que as lentes de plástico são ideais para as crianças e pessoas ativas, nomeadamente os desportistas. Também conhecidas por lentes de vidro orgânico, estes tipos de lentes são utilizados para todo o tipo de atividades, nomeadamente na prática desportiva e em contexto escolar, sobretudo pelos mais novos.
As lentes de plástico são extremamente finas e muito confortáveis, dispondo igualmente de uma enorme resistência ao choque. Em média, estes tipos de lentes são 100 vezes mais resistentes ao choque do que as lentes de vidro.
Além disso, proporcionam maior proteção contra faíscas e não se estilhaçam, o que pode ser uma vantagem significativa em várias situações do dia-a-dia.
Tags: Tipos de lentes