Se nunca usou lentes progressivas ou lentes para ver ao longe, a adaptação, por vezes, pode não ser imediata. Assim, para o ajudar na adaptação a lentes progressivas, deixamos aqui algumas dicas que lhe podem ser bastante úteis.
Esta é uma das dicas mais importantes para a adaptação a lentes progressivas, que tornará a adaptação significativamente mais rápida.
Esta ação tem o intuito de utilizar a parte da lente destinada a ver ao perto e não desviar os olhos dos óculos. Assim, resista à tentação de deixar cair a cabeça por ser mais confortável.
Se tentar ver através desta parte dos óculos, tudo irá parecer nublado e distorcido. Este fenómeno acontece por ser uma área que normalmente não usamos quando olhamos para um objeto em baixo ou ao nosso lado, pois automaticamente viramos a cabeça. Assim, com esta ação, olha através da área central das lentes e notará em volta, ao início, a distorção enquanto move a cabeça de um lado para o outro, porém, após um curto período, essa sensação é ultrapassada.
Outra das dificuldades de adaptação mais comuns é ao subir ou descer escadas. Lembre-se que a área de leitura dos seus óculos é feita para focar a cerca de 45 centímetros de distância. Ou seja, ao olhar através desta zona das lentes, o chão parecerá desfocado. O segredo está em não olhar para os pés quando sobe ou desce escadas. Contudo, se precisar de olhar para algum objeto, baixe a cabeça mais do que o comum, de modo a visualizar o objeto com a parte superior das lentes.
É natural que estes ajustamentos e a sua adaptação às novas lentes progressivas fique completa após alguns dias, mas não mais do que duas semanas. Contudo, se aplicar estas pequenas dicas ao longo do dia a dia, a sua ambientação com as lentes será mais rápida e confortável.
Tags: Óculos, saúde ocular